Categorias
Últimas notícias

Bolsa alemã lança novo índice DAX para ESG

DAX 50 ESG foi lançado na 4ª e considera critérios ambientais, sociais e de governança

O índice de referência DAX, da bolsa alemã, tem um novo integrante: o DAX 50 ESG Index, que foi lançado nesta quarta-feira (4). Esse índice leva em consideração os critérios ambientais, sociais e de governança (ESG) e destaca as 50 principais empresas em relação ao desempenho de ESG, capitalização de mercado e rotatividade da bolsa de valores.

O DAX 50 ESG Index foi criado pela Qontigo, empresa de índices e análises do Deutsche Börse Group.

Como é calculado o DAX 50 ESG

Na criação do indicador são aplicados critérios de exclusão de acordo com os Princípios do Pacto Global da ONU. Também é feita uma análise que considera aspectos como produção de armas, tabaco, carvão, energia nuclear e contratos militares.

As ações restantes são classificadas de acordo com capitalização de mercado, rotatividade da bolsa, dados ESG e pontuações ESG calculadas pela empresa de pesquisa Sustainalytics. Os 50 principais papeis são selecionadas para o índice.

O índice é revisado a cada três meses. Mas as regras de saída rápida e de entrada rápida do DAX se aplicam. Elas incluem quaisquer violações de sustentabilidade pelos papeis componentes do índice.

Os aspectos ESG permitem uma avaliação mais holística e, acima de tudo, orientada para o futuro do valor de uma empresa

Kristina Jeromin, Deutsche Börse

“Os aspectos ESG permitem uma avaliação mais holística e, acima de tudo, orientada para o futuro do valor de uma empresa. Isso ocorre porque os riscos climáticos e ambientais, os fatores sociais e os aspectos da governança corporativa desempenharão um papel essencial para o setor financeiro na avaliação de riscos”, disse Kristina Jeromin, chefe do Grupo de Sustentabilidade da Deutsche Börse, em comunicado à imprensa.

“A economia real está enfrentando um processo de transformação e é responsabilidade do setor financeiro financiá-lo. Índices como o DAX 50 ESG fornecem uma base importante para isso.”

Acompanhe as novidades sobre ESG com a newsletter gratuita do ESG Insights. E veja também nossas redes sociais (links no final da página).


Insights no seu e-mail

Um resumo das novidades em ESG, além de entrevistas e artigos exclusivos. Semanalmente no seu e-mail, de graça.