Índice da KPMG aponta que 76% das empresas permanecem em estágios inicial ou intermediário de ESG
Levantamento realizado pela KPMG, intitulado “Índice ESG de Maturidade de Asseguração de 2025”, aponta que 76% das empresas permanecem em estágios iniciais ou intermediários na implementação de práticas relacionadas a meio ambiente, social e governança (ESG, na sigla em inglês).
A pesquisa ouviu 1.320 executivos e membros de conselhos de empresas de diferentes setores e regiões do mundo. Juntas, essas organizações representam uma receita média de 16,8 bilhões de dólares.
Diferenças entre empresas mais avançadas e menos maduras
De acordo com o estudo, empresas com maior maturidade em ESG apresentam três características principais: participação ativa do conselho, uso de tecnologias digitais e integração dos fatores ESG à estratégia operacional.
Por outro lado, organizações em estágios menos avançados enfrentam dificuldades como estruturas de governança limitadas e sistemas de dados pouco desenvolvidos.
Desafios na qualidade da informação
Segundo a KPMG, sistemas de gestão e governança eficientes são necessários para apoiar a tomada de decisão, e a asseguração é um componente complementar nesse processo.
No entanto, a maioria das empresas ainda está em estágios iniciais ou intermediários de implementação desses processos, especialmente no contexto brasileiro.
Ações recomendadas para acelerar empresas sustentáveis
O estudo da KPMG apresenta cinco ações consideradas estratégicas para acelerar a adoção de práticas ESG:
1. Fortalecimento da governança: incluir a supervisão de temas ESG no nível do conselho, com responsabilidade sobre riscos, desempenho e divulgação de informações.
2. Desenvolvimento de competências internas: capacitar equipes para interpretar padrões, gerenciar dados e interagir com provedores de asseguração.
3. Aprimoramento dos sistemas de dados: criar sistemas robustos para coleta, validação e relato de métricas ESG.
4. Adoção de tecnologias digitais: utilizar plataformas e ferramentas de inteligência artificial para melhorar relatórios e dados.
5. Engajamento da cadeia de valor: aplicar práticas ESG a fornecedores e parceiros para garantir consistência nas divulgações.
- ESG Insights no seu e-mail – Grátis: nossa newsletter traz um resumo da edição mais recente da revista ESG Insights, além de notícias, artigos e outras informações sobre sustentabilidade.
ESG como transformação estrutural
Segundo a KPMG, ações como fortalecimento da governança, capacitação interna, melhoria na gestão de dados e engajamento de toda a organização são fundamentais para que as empresas possam não apenas reportar, mas também gerenciar riscos e oportunidades de forma integrada.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
- Empresas sustentáveis no Brasil: maioria ainda está em estágios iniciais de ESGÍndice da KPMG aponta que 76% das empresas permanecem em estágios inicial ou intermediário de ESG
- Produção de plástico reciclado no Brasil cresceu 8% em 2024A produção de plástico reciclado atingiu 1,012 milhão de toneladas em 2024, 7,8% a mais do que em 2023
- Desemprego em agosto é de 5,6% e repete mínima históricaO país tinha, no fim de agosto, 6,1 milhões de pessoas desocupadas, o menor contingente da série
- Brasil cria 147 mil empregos com carteira assinada em agostoO balanço é do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) divulgado nesta segunda-feira (29)
- Gentrificação: o uso das cidades como mercadoriaGentrificação planejada, com glamurização dos espaços, estimula o turismo e afasta os moradores tradicionais
- As lições climáticas da Espanha que podem inspirar o BrasilCorredores ecológicos, sombreamento, pavimentos permeáveis e refúgios climáticos: exemplos úteis
- Os subsídios ao petróleo ainda fazem sentido?Eliminar de forma programada os subsídios aos combustíveis fósseis pode ajudar a avançar na agenda ambiental
- COP30 é oportunidade única para inovação sustentávelEmpresas querem ajudar a transformar COP30 em um catalisador de ações coletivas, inovação e justiça climática
- Mais mulheres nas empresas: lei garante representatividade nos cargos de liderançaNova lei exige presença de pelo menos duas mulheres na alta direção de empresas estatais
- Eucalipto no Cerrado seca nascentes e expulsa pequenos produtoresAvanço descontrolado de eucalipto no Cerrado está secando nascentes, empobrecendo agricultores e inviabilizando agricultura de subsistência