Profissionais têm função central no monitoramento de riscos e no desenvolvimento de estratégias, aponta pesquisa
Segundo a empresa global de consultoria e pesquisa de tecnologia Info-Tech Research Group, a área de tecnologia da informação (TI) possui grandes chances de desempenhar um papel fundamental no alcance das metas ESG (ambiental, social e governança) nas empresas.
Segundo a empresa, um grande desafio para as organizações em sua jornada de programas ESG são os requisitos regulatórios inconsistentes e em constante evolução para divulgação climática. Além disso, as organizações também têm dificuldades de coletar dados do negócio, localizações geográficas, base de fornecedores e cadeias de suprimentos ao tentar atender aos objetivos ESG.
Para ajudar profissionais da área de TI a entender os conceitos ESG e de sustentabilidade, a Info-Tech Research Group lançou o estudo O imperativo ESG e seu impacto nas organizações. O documento ajuda a identificar as mudanças que podem ser necessárias no modelo operacional organizacional e a descobrir quais áreas de TI podem ser priorizadas e abastecidas com recursos.
Tarefas ESG nos departamentos de TI
O estudo sugere que a abordagem de uma organização ao ESG não pode ser estática ou tática, pois o ESG é um cenário em movimento que requer um comportamento flexível e abrangente. Por isso, a metodologia deve se tornar parte do modo como a tecnologia da informação funciona para permitir uma resposta ativa às condições em mudança.
Alguns dos principais impactos do ESG nos departamentos de TI identificados pelo estudo são:
- Os princípios ESG exigem que as corporações acompanhem os riscos ESG de outras corporações. Isso significará avaliações e monitoramento mais robustos.
- Muitas áreas de ESG são novas e exigirão novos processos e ferramentas.
- Novos sistemas e arquiteturas de TI podem ser necessários para dar suporte aos programas ESG.
- As estruturas de relatórios atuais podem precisar de atualização à medida que os reguladores mudam para o digital.
- O design ético precisará ser considerado quando a inteligência artificial for utilizada para apoiar o gerenciamento de riscos/dados e quando for utilizada como parte das soluções de produtos.
Elaboração de planos estratégicos
Os grupos de TI podem ajudar as organizações a desenvolver planos estratégicos para atingir as metas ESG, medir o desempenho, monitorar os riscos e cumprir os requisitos de divulgação. Para isso, os líderes devem considerar alguns dos seguintes pontos:
- Compreender os impulsionadores ESG – Isso inclui um entendimento da visibilidade das mudanças climáticas, requisitos regulatórios, aumento do investimento ESG e uma geração mais jovem com fortes convicções e influência financeira.
- Definir o propósito do programa – Os líderes precisam esclarecer as metas e intenções ESG em relação à organização, ao mesmo tempo em que consideram o papel da corporação na sociedade e seu impacto nas principais partes interessadas.
- Pesar riscos, oportunidades e impacto financeiro – Os líderes são responsáveis por ponderar opções e ajustar o modelo operacional de negócios para se alinhar às metas ESG.
- Analisar abordagem e governança – A governança eficaz é essencial para induzir confiança, apoiar a tomada de decisões sólidas e gerenciar ESG. A abordagem organizacional para ESG será diferente entre os segmentos da indústria e corporações, dependendo dos riscos materiais e suas mudanças de valor upstream e downstream.
- Montar relatórios e avaliar continuamente – As métricas são fundamentais para contar a trajetória ESG de uma organização, portanto os líderes devem dar a devida importância às informações que serão relatadas.
Essa colaboração também pode se estender ao diretor de tecnologia de informação fornecendo informações em um nível estratégico para liderar o papel de TI para sugerir novas metas e adaptar a cultura da empresa para uma cultura focada na sustentabilidade. Para isso, o diretor deve atualizar sua estrutura de governança de TI e definir metas ESG para suas equipes.
Acesse o estudo O imperativo ESG e seu impacto nas organizações.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
- Afundando nas sobrasNo dumpster diving, descarte de roupas feito pelas lojas tem outro destino: o guarda-roupa
- Germes de segunda mãoRoupas de brechó podem estar cheias de germes; veja o que é preciso saber
- Reinventando o futuroAlternativas ao fast fashion visam garantir sustentabilidade e dignidade nas relações humanas
- Um lookinho por segundoTikTok impulsiona tendências no fast fashion e favorece o consumo exacerbado
- A um clique do consumoCrescimento do comércio on-line estimula vendas por impulso e eleva participação do setor de moda no PIB
- Escravos da modaDo outro lado do mundo, ou em uma esquina perto de você, o trabalho forçado é usado para produzir os itens do seu armário
- Planeta descartadoLógica do fast fashion incentiva uma cultura de hiperconsumo e descarte: elementos incompatíveis com o futuro
- Pra que tanta roupa?Ações não têm sido capazes de frear o avanço do hiperconsumo e seu dano ambiental
- Planeta está próximo de ultrapassar limite de aquecimento de 1,5º CO limite de temperatura estabelecido pelo Acordo de Paris em 2015 está ficando para trás
- Painéis solares colocam espécies em risco na CaatingaA área possui centenas de espécies animais e vegetais da Caatinga, além de nascentes que alimentam afluentes do Rio São Francisco
Insights no seu e-mail
Um resumo da revista ESG Insights, além de notícias e outros conteúdos sobre sustentabilidade. Grátis no seu e-mail.