Categorias
Factiva iG Tudo sobre ESG

Natura é primeira empresa da América Latina a alcançar certificação de carbono

Certificação tem o objetivo de fortalecer o impulso global para melhorar a transparência e responsabilidade nos mercados de carbono (Foto: Divulgação)

Marca brasileira é destaque por receber certificação do mercado voluntário de carbono da VCMI

A empresa de cosméticos e beleza Natura alcançou a certificação Platina de Integridade de Carbono, o nível mais alto de declaração emitido pela Iniciativa de Integridade dos Mercados de Carbono Voluntários (VCMI). A organização internacional é referência em créditos de carbono no mundo.

Isso significa que a Natura comprou e aposentou créditos de carbono de alta qualidade, iguais ou superiores a 100% de suas emissões remanescentes. É o primeiro reconhecimento desse tipo para uma empresa sediada na América Latina.

A certificação tem o objetivo de fortalecer o impulso global para melhorar a seriedade, transparência e responsabilidade nos mercados de carbono voluntários.

Certificação de Integridade de Carbono

Por meio do Código de Prática de Declarações da VCMI, as organizações podem fazer uma declaração de integridade de carbono. Para mostrar níveis crescentes de realização climática, empresas e atores não estatais podem fazer três tipos distintos de declaração – prata, ouro e platina – para demonstrar seus progressos para redução de emissões.

Ao fazer uma declaração de integridade de carbono, a empresa se compromete a usar créditos de carbono de alta qualidade fora da sua cadeia de valor para acelerar a ação para emissões líquidas zero globalmente. Na categoria platina, a Natura é a segunda empresa, depois da Bain & Company, a fazer uma Declaração Platina de Integridade de Carbono.

O Código de Prática de Reivindicações da VCMI fornece orientações para que as empresas participem dos mercados voluntários de carbono e façam declarações credíveis que envolvam o uso de créditos de carbono. As declarações são verificadas usando o framework de Monitoramento, Relatório e Garantia (MRA) da VCMI.

  • ESG Insights no seu e-mail – Grátis: nossa newsletter traz um resumo da edição mais recente da revista ESG Insights, além de notícias, artigos e outras informações sobre sustentabilidade.
Foto: Divulgação
Certificação tem o objetivo de fortalecer o impulso global para melhorar a transparência e responsabilidade nos mercados de carbono

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • Afundando nas sobras
    No dumpster diving, descarte de roupas feito pelas lojas tem outro destino: o guarda-roupa
  • Germes de segunda mão
    Roupas de brechó podem estar cheias de germes; veja o que é preciso saber
  • Reinventando o futuro
    Alternativas ao fast fashion visam garantir sustentabilidade e dignidade nas relações humanas
  • Um lookinho por segundo
    TikTok impulsiona tendências no fast fashion e favorece o consumo exacerbado
  • A um clique do consumo
    Crescimento do comércio on-line estimula vendas por impulso e eleva participação do setor de moda no PIB
  • Escravos da moda
    Do outro lado do mundo, ou em uma esquina perto de você, o trabalho forçado é usado para produzir os itens do seu armário
  • Planeta descartado
    Lógica do fast fashion incentiva uma cultura de hiperconsumo e descarte: elementos incompatíveis com o futuro
  • Pra que tanta roupa?
    Ações não têm sido capazes de frear o avanço do hiperconsumo e seu dano ambiental
  • Planeta está próximo de ultrapassar limite de aquecimento de 1,5º C 
    O limite de temperatura estabelecido pelo Acordo de Paris em 2015 está ficando para trás
  • Painéis solares colocam espécies em risco na Caatinga
    A área possui centenas de espécies animais e vegetais da Caatinga, além de nascentes que alimentam afluentes do Rio São Francisco