Categorias
Factiva iG Tudo sobre ESG

Parceria do Pnud busca estabelecer centros de divulgação e gestão de sustentabilidade

Iniciativa foca em capacitação, desenvolvimento nacional, orientação da bolsa de valores e desenvolvimento de regulamentações (Foto: shisuka/Canva)

Agência da ONU junta-se a GRI, IFRS, ISO e outras instituições para impulsionar relatórios de sustentabilidade e padronização de normas ESG em 14 países

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), a Global Reporting Initiative (GRI), o GSG Impact, a IFRS Foundation e a International Organization for Standardization (ISO) se uniram para apoiar a adoção de padrões internacionais nas divulgações de sustentabilidade empresarial e ESG em todo o mundo.

A iniciativa expande a parceria entre o Pnud e o Conselho Internacional de Padrões de Sustentabilidade (International Sustainability Standards Board, ISSB) da IFRS Foundation – inicialmente estabelecida por meio de uma estrutura de parceria lançada na COP27 em 2022. Com isso, o Pnud assume a liderança no estabelecimento de centros de divulgação e gestão de sustentabilidade (SDMHs).

O objetivo é que essas plataformas facilitem a adoção de padrões de divulgação e gestão de sustentabilidade, incluindo IFRS S1 e IFRS S2, normas GRI para relatórios de impacto e padrões de gestão desenvolvidos pela ISO e pelo Pnud.

Futuro da padronização de normas ESG

Em 2024, os SDMHs devem executar seus projetos-piloto em seis economias em desenvolvimento e emergentes na América Latina e Caribe, África e Ásia, com foco na capacitação, desenvolvimento nacional, orientação da bolsa de valores e desenvolvimento de regulamentações.

Os projetos serão executados em colaboração com os membros da Rede de Centros Financeiros para Sustentabilidade do Pnud (FC4S). Em 2025, a iniciativa deve se expandir para mais oito países, abrangendo um total de 14 nações sob o programa.

  • ESG Insights no seu e-mail – Grátis: nossa newsletter traz um resumo da edição mais recente da revista ESG Insights, além de notícias, artigos e outras informações sobre sustentabilidade.
Foto: shisuka/Canva
Iniciativa foca em capacitação, desenvolvimento nacional, orientação da bolsa de valores e desenvolvimento de regulamentações

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • Afundando nas sobras
    No dumpster diving, descarte de roupas feito pelas lojas tem outro destino: o guarda-roupa
  • Germes de segunda mão
    Roupas de brechó podem estar cheias de germes; veja o que é preciso saber
  • Reinventando o futuro
    Alternativas ao fast fashion visam garantir sustentabilidade e dignidade nas relações humanas
  • Um lookinho por segundo
    TikTok impulsiona tendências no fast fashion e favorece o consumo exacerbado
  • A um clique do consumo
    Crescimento do comércio on-line estimula vendas por impulso e eleva participação do setor de moda no PIB
  • Escravos da moda
    Do outro lado do mundo, ou em uma esquina perto de você, o trabalho forçado é usado para produzir os itens do seu armário
  • Planeta descartado
    Lógica do fast fashion incentiva uma cultura de hiperconsumo e descarte: elementos incompatíveis com o futuro
  • Pra que tanta roupa?
    Ações não têm sido capazes de frear o avanço do hiperconsumo e seu dano ambiental
  • Planeta está próximo de ultrapassar limite de aquecimento de 1,5º C 
    O limite de temperatura estabelecido pelo Acordo de Paris em 2015 está ficando para trás
  • Painéis solares colocam espécies em risco na Caatinga
    A área possui centenas de espécies animais e vegetais da Caatinga, além de nascentes que alimentam afluentes do Rio São Francisco