Ação da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial analisou mais de 75 projetos; Unilever vence em duas categorias
A Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, movimento formado por empresas e instituições com o objetivo de buscar a diversidade e a superação do racismo no ambiente corporativo, anunciou o ranking de empresas vencedoras na análise de boas práticas e ações de diversidade no mercado brasileiro. Foram avaliados mais de 75 projetos de organizações de médio e grande porte, dos mais variados segmentos.
O prêmio “Reconhecimento das Melhores Empresas em Práticas e Ações da Diversidade” está em sua terceira edição e é entregue aos melhores nomes em sete categorias.
As vencedoras são: Jaguar Land Rover, pelo acesso de adolescentes e jovens ao mercado de trabalho; John Deere, por recrutamento e seleção; Vivo, pela ascensão de profissionais negros; Alelo Instituição, pela divulgação de metas e objetivos de equidade racial e ações de enfrentamento antirracista (internamente e com o mercado) de forma material e transparente; Bradesco, por projeto interseccionalidade: mulheres negras, LGBTQIA+ negros, pessoas trans negras, PCD negros, mães solo negras; e Unilever, vencedora em duas categorias: engajamento na cadeia de valor e compra empoderada.
Os projetos foram avaliados por uma banca formada por integrantes da comissão organizadora e especialistas técnicos (com conhecimentos relativos ao eixo temático do concurso). Segundo Raphael Vicente, diretor geral da Iniciativa Empresarial para a Igualdade Racial, o propósito da premiação é estimular boas práticas e iniciativas que incluam grupos minorizados. O reconhecimento também quer impactar gestores e funcionários das empresas participantes no enfrentamento ao racismo.
- ESG Insights no seu e-mail – Grátis: nossa newsletter traz um resumo da edição mais recente da revista ESG Insights, além de notícias, artigos e outras informações sobre sustentabilidade.
Confira o ranking completo das melhores empresas em práticas e ações da diversidade:
Acesso de adolescentes e jovens ao mercado de trabalho
- Jaguar Land Rover.
- Adyen.
- KPMG.
Recrutamento e seleção
- John Deere.
- Alelo.
- Grupo Boticário e Cielo.
Ascensão de profissionais negros
- Vivo.
- Warner Bros. Discovery.
- Ambev.
Divulgação de metas e objetivos de equidade racial e ações de enfrentamento antirracista
Considerando divulgação interna e com o mercado, de forma material e transparente.
- Alelo Instituição.
- Vivo.
- Banco do Brasil e Pepsico do Brasil.
Engajamento da cadeia de valor
- Unilever.
- GPA.
- Cielo.
Projeto interseccionalidade
Mulheres negras, LGBTQIA+ negros, pessoas trans negras, PCD negros, mães solo negras.
- Bradesco.
- Corteva.
- Vivo.
Compra empoderada
- Unilever.
- Grupo Boticário.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
- Afundando nas sobrasNo dumpster diving, descarte de roupas feito pelas lojas tem outro destino: o guarda-roupa
- Germes de segunda mãoRoupas de brechó podem estar cheias de germes; veja o que é preciso saber
- Reinventando o futuroAlternativas ao fast fashion visam garantir sustentabilidade e dignidade nas relações humanas
- Um lookinho por segundoTikTok impulsiona tendências no fast fashion e favorece o consumo exacerbado
- A um clique do consumoCrescimento do comércio on-line estimula vendas por impulso e eleva participação do setor de moda no PIB
- Escravos da modaDo outro lado do mundo, ou em uma esquina perto de você, o trabalho forçado é usado para produzir os itens do seu armário
- Planeta descartadoLógica do fast fashion incentiva uma cultura de hiperconsumo e descarte: elementos incompatíveis com o futuro
- Pra que tanta roupa?Ações não têm sido capazes de frear o avanço do hiperconsumo e seu dano ambiental
- Planeta está próximo de ultrapassar limite de aquecimento de 1,5º CO limite de temperatura estabelecido pelo Acordo de Paris em 2015 está ficando para trás
- Painéis solares colocam espécies em risco na CaatingaA área possui centenas de espécies animais e vegetais da Caatinga, além de nascentes que alimentam afluentes do Rio São Francisco