Veja quais foram os principais debates trazidos pelo ESG Insights ao longo da semana
Com foco especial em pautas que unem o público feminino à agenda ESG, a semana do Dia Internacional das Mulheres contou com dois textos que as colocam como protagonistas da discussão de gênero no mercado de trabalho. Outros temas como negócios de impacto, sustentabilidade, crise ambiental, questões trabalhistas e índices ESG também fizeram parte das publicações do site.
Destaques da semana
Mercado de tecnologia traz barreiras invisíveis para as mulheres
As três empreendedoras que venceram o concurso Women in Tech: The Next Gen, da Meta Ventures, contam suas histórias e os desafios que enfrentaram em suas trajetórias enquanto mulheres no mercado de tecnologia.
Apesar de o Brasil ser o sétimo país no mundo com o maior número de mulheres empreendedoras, o preconceito e a desigualdade de gênero ainda são questões muito latentes, principalmente no setor tecnológico. Leia a matéria completa.
No Brasil, líderes mulheres trabalham mais de 70 horas semanais
Pesquisa da KPMG ouviu 839 lideranças femininas em 53 países e trouxe recorte do cenário brasileiro sobre desigualdade entre homens e mulheres. Duas em cada três profissionais relataram já terem sido prejudicadas por questões de gênero. Veja outros insights do estudo.
Comunicar o impacto social é cada vez mais importante na pauta ESG
O negócio de impacto social traz uma visão do futuro de como fazer negócios: gera lucro ao empreendedor e impacto positivo para a sociedade. Comunicar essas questões se torna cada vez mais importante para a agenda ESG.
Em entrevista exclusiva, a economista Itali Collini fala sobre como medir o impacto social de um negócio e atrair investidores. Ela defende que, além do indicador financeiro, os índices sociais e ambientais também são essenciais. Confira.
Avanços não eliminam precariedades vividas por profissionais de aplicativos
A apresentação do projeto de lei por parte do governo federal oferece algumas garantias trabalhistas aos profissionais que trabalham conectados a aplicativos, mas cenário de vulnerabilidade permanece para uma parcela do setor.
Com o aumento do debate sobre a regulamentação das modalidades de trabalho que sofrem com os impactos da “uberização”, o ESG Insights ouviu o líder sindical Rodrigo Lopes e a advogada especializada em direito trabalhista Renata Mourão. Entenda o que está sendo discutido.
Outros debates do ESG Insights
Roupa é uma das principais fontes de poluição por microplásticos
Os microplásticos mais comuns são as microfibras, encontradas em maior quantidade no tecido sintético. Uma única lavagem pode liberar dezenas de milhões de microfibras, ação fortemente poluente. Saiba como lavar as roupas de forma mais sustentável.
Até 5 bilhões de pessoas serão afetadas pelas chuvas neste século
Pesquisa mostra que determinadas regiões vão enfrentar aumento de chuva e de seca se emissões de CO₂ não forem controladas. A análise mostrou os cinco países que podem ser mais suscetíveis a cada um dos fenômenos. Descubra quais são.
Pesquisa aponta dificuldades de gestão de dados ESG
Segundo a Bloomberg, a evolução constante dos indicadores ESG é desafio para empresas. O estudo contou com aproximadamente 200 integrantes do mercado financeiro da Europa. Saiba mais.
Por que os bancos centrais deveriam lutar contra a crise climática
Relatório aponta que bancos centrais têm adotado ações que atrapalham combate às mudanças climáticas, embora autores defendam que eles têm poder para incentivar um futuro mais justo, equitativo e estável do ponto de vista climático. Leia.
- ESG Insights no seu e-mail – Grátis: nossa newsletter traz um resumo da edição mais recente da revista ESG Insights, além de notícias, artigos e outras informações sobre sustentabilidade.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
- IA avança na indústria da moda, mas produção segue precarizada
Até 2030, 30% do trabalho em diferentes elos da cadeia da moda na Europa e nos EUA deverá estar automatizado por IA - Desigualdade salarial: líderes negros ganham 34% a menos
Entre todos os trabalhadores, brancos recebem 66% a mais - COP30 repetiu erros e revelou contradições da transição energética
Mobilização de povos amazônicos reforçou a centralidade dos povos originários na defesa dos ecossistemas e na denúncia da crise climática - COP30: entre vitrine climática, finanças e resistência popular
Conferência combinou áreas diplomáticas, estruturas corporativas e espaços da sociedade civil, em uma arquitetura que cada vez mais favorece interesses privados - Transição energética justa deve contemplar pobreza e gênero
Com milhões ainda sem acesso regular à eletricidade na América Latina, a transição energética precisa ser repensada com justiça e democracia - Biocombustíveis perdem espaço para petróleo e energia solar
Análise de isenções fiscais e empréstimos do BNDES mostram privilégio de petróleo e importação de painéis solares - Concessões dos parques: deu ruim
Excessos elitistas desacreditam as concessões de praças e parques em São Paulo. Dá para resolver? - Micro e pequenas empresas seguem ignoradas na agenda climática
Quatro em cada cinco negócios operam sem nenhuma rede de segurança financeira contra desastres - COP30 traz avanços, mas abaixo da expectativa
Acordo final inclui metas de financiamento e métricas de adaptação ao clima, mas sem consenso sobre fósseis, desmatamento e minerais - Por que a COP30 não cumpriu a promessa de ser uma “Cúpula do Povo”
Acordos foram fechados, mas elementos cruciais fizeram falta
