Categorias
Últimas notícias

Consumo de energia é desafio para as big tech

Data centers das empresas gastam muita energia, nem sempre vinda de fontes renováveis

Cadastre-se na newsletter gratuita do ESG Insights

As grandes empresas de tecnologia globais (as big tech) estão entre os principais integrantes do índice S&P 500 comprometidos com energia renovável. Mas a enorme quantidade de energia usada pelos serviços tecnológicos, em especial seus grandes data centers, causa uma grande demanda por energia que, às vezes, não consegue ser suprida por fontes renováveis, informa o S&P Global Market Intelligence.

À medida que investidores e consumidores se tornam mais interessados em sustentabilidade, os mercados estão recompensando as empresas que tomam medidas para reduzir sua pegada de carbono. O Índice S&P 500 Carbon Efficient, que analisa empresas do S&P 500 com base nos níveis de emissões de carbono por unidade de receita, superou o índice amplo em cerca de 3,5% na última década, com dados de 28 de fevereiro. É o que mostra a tabela abaixo preparada pelo S&P Global Market Intelligence.

Índice S&P 500 Carbon Efficient comparado com o índice S&P 500 tradicional

A análise incluiu o desempenho teórico anterior ao lançamento do Carbon Efficient Index 2018.

Acompanhe as notícias sobre ESG em nosso site e inscreva-se na newsletter do ESG Insights para receber um resumo semanal gratuito em seu e-mail.

Pegada de carbono das big tech

Siga o ESG Insights no Twitter

Há poucas diferenças entre as dez maiores empresas do Índice Carbon Efficient e do S&P 500 geral. Apple, Microsoft, Amazon, Facebook e Alphabet (controladora do Google) estão em ambos os top 10.

Mas, segundo o S&P Global Market Intelligence, essas empresas ainda têm bastante o que cuidar em relação a sua pegada de carbono. Em relatório de setembro de 2019, a Fitch’s Kitson alertou para o risco de os esforços de sustentabilidade das empresas serem diluídos pelo aumento da demanda por tecnologias que consomem muita energia.

Ele apontou para o Google, dizendo que a crescente pegada de data center da empresa provavelmente precisará de mais energia, exigindo que a empresa compre compensações de carbono para manter seu objetivo de permanecer neutro em carbono. Outras empresas também enfrentam desafios.

Leia mais detalhes no site do S&P Global Market Intelligence.

Acompanhe o ESG Insights para ficar por dentro de todas as novidades sobre investimentos relacionados a critérios ambientais, sociais e de governança.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Insights no seu e-mail

Um resumo das novidades em ESG, além de entrevistas e artigos exclusivos. Semanalmente no seu e-mail, de graça.