Categorias
Últimas notícias

Índices ESG da S&P têm desempenho superior aos tradicionais

S&P 500 ESG cresceu 22% mais que o S&P 500 nos últimos 12 meses

Dados históricos de dois dos principais índices S&P dedicados a papeis de empresas com preocupações ambientais, sociais e de governança (ESG) mostram que esses indicadores têm desempenho superior aos tradicionais. Segundo a S&P Global Marketing Intelligence, a performance do principal indicador de ESG da instituição, o S&P 500 ESG, foi 22% superior à do S&P 500 nos últimos 12 meses.

O S&P 500 ESG Index apresenta um crescimento acumulado de 15,17% em 12 meses, contra 12,4% do S&P 500 tradicional.

Já o S&P Gobal LargeMidCap ESG Index tem aumento acumulado de 8,54% em um ano, frente a 7,15% de ampliação do índice LargeMidCap tradicional. Ou seja, 19% de diferença entre eles.

Olhando a valorização acumulada pelos quatro índices em cinco anos as vantagens dos específicos de ESG são menores, mas ainda persistem. A diferença é de 10,52% contra 10,08% no S&P 500 e de 7,09% contra 6,71% no S&P LargeMidCap. Nos dois casos, a favor dos índices ESG.

Gráfico: desempenho histórico para dois índices ESG da S&P
Fonte: S&P Global Market Intelligence

Entenda os índices S&P ESG

O S&P 500 ESG Index é um índice amplo, baseado em valor de mercado. É projetado para medir o desempenho dos títulos que atendam a critérios de sustentabilidade. Mas mantém pesos gerais por setor semelhantes ao do S&P 500.

O S&P Gobal LargeMidCap ESG Index é um índice amplo, baseado em valor de mercado. Também foi projetado para medir o desempenho de títulos que atendam a critérios de sustentabilidade. A diferença é que se trata de um índice composto formado por vários subíndices S&P ESG.

Mais informações sobre índices atrelados a critérios de ESG no site S&P Global Marketing Intelligence.

Acompanhe as novidades sobre ESG assinando a newsletter gratuita do ESG Insights ou em nossas redes sociais (links no final da página).


Insights no seu e-mail

Um resumo das novidades em ESG, além de entrevistas e artigos exclusivos. Semanalmente no seu e-mail, de graça.