Categorias
Factiva iG Tudo sobre ESG

Cebds lança guia de comunicação ESG com mercado e investidores

Material traz temas voltados à sustentabilidade e auxilia empresas na divulgação de suas estratégias ESG

O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds) anuncia a disponibilização de um novo guia sobre comunicação ESG para empresas. O Caderno de comunicação da agenda ESG com o mercado e investidores tem como proposta ajudar as organizações a comunicarem suas estratégias de sustentabilidade. O objetivo é que elas aprendam como lidar com os desafios que exigem mudanças na mentalidade e na postura dos negócios.

O lançamento ocorreu durante a 11ª edição do Congresso Internacional para o Desenvolvimento Sustentável, no dia 18/10. O evento marcou as discussões da agenda ESG e contou com a presença de autoridades e figuras importantes da área. O guia foi elaborado pelo Cebds, em conjunto com a consultoria de reputação Makemake e com o apoio da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) e do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (Ibri).

ESG Insights no Instagram

Segundo a entidade, a publicação responde a uma demanda crescente pela busca da pauta ESG por investidores, que desejam, cada vez mais, aplicar seus recursos em empresas que gerem impactos socioambientais positivos.

Novo guia ESG é complemento das publicações anteriores do Cebds

O Cebds é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável nas empresas que atuam em território nacional, trabalhando junto a governos, academia e sociedade civil. É representante no Brasil da rede do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD).

Em 2009, a instituição lançou o Guia de comunicação e sustentabilidade, a fim de explorar a temática e auxiliar na construção de um novo modelo de desenvolvimento pelas empresas.

Já em 2020, uma versão mais atualizada do conteúdo foi divulgada, tratando de temas como o fortalecimento de vínculos de confiança e a importância da sustentabilidade para o progresso das empresas a longo prazo e para o fortalecimento de suas reputações. No documento foram adicionados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, e questões de diversidade.

Confira o novo material na íntegra.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • Afundando nas sobras
    No dumpster diving, descarte de roupas feito pelas lojas tem outro destino: o guarda-roupa
  • Germes de segunda mão
    Roupas de brechó podem estar cheias de germes; veja o que é preciso saber
  • Reinventando o futuro
    Alternativas ao fast fashion visam garantir sustentabilidade e dignidade nas relações humanas
  • Um lookinho por segundo
    TikTok impulsiona tendências no fast fashion e favorece o consumo exacerbado
  • A um clique do consumo
    Crescimento do comércio on-line estimula vendas por impulso e eleva participação do setor de moda no PIB
  • Escravos da moda
    Do outro lado do mundo, ou em uma esquina perto de você, o trabalho forçado é usado para produzir os itens do seu armário
  • Planeta descartado
    Lógica do fast fashion incentiva uma cultura de hiperconsumo e descarte: elementos incompatíveis com o futuro
  • Pra que tanta roupa?
    Ações não têm sido capazes de frear o avanço do hiperconsumo e seu dano ambiental
  • Planeta está próximo de ultrapassar limite de aquecimento de 1,5º C 
    O limite de temperatura estabelecido pelo Acordo de Paris em 2015 está ficando para trás
  • Painéis solares colocam espécies em risco na Caatinga
    A área possui centenas de espécies animais e vegetais da Caatinga, além de nascentes que alimentam afluentes do Rio São Francisco