Os critérios ESG são uma forma de analisar empresas sob os aspectos ambiental, social e de governança
Os critérios ESG (Environmental, Social and Governance) são uma forma de ajudar os investidores a analisar as empresas sob o ponto de vista de suas iniciativas e comprometimento com o meio ambiente, as questões sociais e a governança.
As decisões por meio de critérios ESG também são conhecidos como investimentos de impacto, investimento socialmente responsáveis e investimentos sustentáveis, entre outras nomenclaturas. Em português, às vezes se usa também a sigla ASG (Ambiental, Social e Governança).
Cada vez mais investidores estão preocupados em apoiar financeiramente empresas que, além do lucro, busquem contribuir para a melhoria das condições do planeta, tendo essas três dimensões como foco. Trata-se de uma nova mentalidade, que tem sido apoiada por grandes investidores globais e think tanks empresariais. É o que chamamos de investimento com propósito.
Do ponto de vista das empresas, preocupar-se com seus indicadores de ESG ajuda não apenas a conquistar novos investidores, como também a diminuir seus riscos ambientais e regulatórios, prevenindo crises e aliviando a instabilidade dos papéis.
Embora o termo tenha surgido inicialmente ligado ao mundo financeiro, ESG tornou-se um acrônimo de referência para toda a sociedade, que exige cada vez mais das empresas uma posição de transparência, ética e respeito às pessoas e ao meio ambiente.
O que é considerado em cada dimensão
A dimensão Ambiental considera como a empresa se sai em relação à minimização de seu impacto ambiental, com a diminuição do consumo de carbono e o uso adequado dos recursos naturais, entre outros critérios.
A dimensão Social abrange todas as questões da relação da empresa com seus empregados, fornecedores, parceiros, clientes e com as comunidades nas quais atua. Inclui ainda aspectos como apoio à diversidade e à não discriminação de qualquer grupo social, seja no ambiente de trabalho ou nas esferas públicas de ação das marcas (como campanhas de marketing e outros).
O critério Governança engloba as providências de administração ética do negócio, transparência na prestação de contas à sociedade e combate à corrupção.
Acompanhe as notícias sobre ESG em nosso site e inscreva-se na newsletter do ESG Insights para receber um resumo semanal gratuito em seu e-mail.
O uso dos critérios de ESG nas decisões de negócio
Os critérios de ESG são cada vez mais levados em conta pelos investidores na hora de decidir um investimento. Muitas instituições já oferecem índices para mensurar o resultado de empresas com boas práticas de ESG. Há também uma crescente indústria de fundos especializados em investie em empresas que estão na vanguarda das preocupações com ESG.
Para analisar o grau de aderência das empresas aos critérios de ESG, muitos índices e indicadores são usados. Cada vez mais as companhias procuram incorporar esse tipo de dado em suas prestações de contas, ao passo que grandes provedores de informação ao mercado oferecem aos investidores uma série de dados e análises.
A falta de padronização de dados e a não obrigatoriedade de prestação de contas por certos critérios de ESG (a quantidade de dados obrigatórios varia de país para país e de acordo com a área de atuação) são alguns dos obstáculos que a sociedade terá de enfrentar para que se consolide essa nova forma de analisar o desempenho – e o retorno social – das empresas.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
- Entenda os pontos em negociação na retal final da COP30
Conferência tem presença de ministros para articulação política - Crise climática afeta saúde mental de latino-americanos
Secas, furacões, ondas de calor e inundações deixam marcas profundas na saúde mental da população na América Latina, despertando atenção de especialistas - Informalidade urbana nas favelas: peça do sistema, não falha
A informalidade não é falha, ausência ou efeito do desenvolvimento urbano, mas elemento central do regime urbano nos países do Sul Global - O futuro da energia solar no quintal dos brasileiros
A descentralização da geração elétrica pode transformar bairros em protagonistas da transição energética – com mais educação, engajamento e justiça territorial - Dilemas da América Latina: transição, exploração e futuro climático
A América Latina liderará uma nova era de desenvolvimento sustentável ou apenas dará um novo nome para o velho extrativismo? - Desigualdade salarial entre homens e mulheres baixa para 15,8% em 2023
Pesquisa do IBGE mostra que desigualdade diminuiu em relação a 2022 - Onde estão as mulheres no financiamento climático?
Apesar de mais afetadas e atuantes, mulheres seguem com acesso mínimo ao financiamento climático - As cidades e seus pulmões verdes
Parques urbanos, mesmo os menores, trazem resultados na melhoria da qualidade do ar das metrópoles - Racismo ambiental: sede da COP30 convive com precariedade em bairros de maioria negra
Acesso à saneamento, fundamental para adaptação climática, é concentrado onde vivem mais pessoas brancas - Obras da COP30 revelam contradições em Belém
De um lado, o prometido legado; de outro, atrasos e queixas de operários por salários e condições de trabalho
Insights no seu e-mail
Um resumo da revista ESG Insights, além de notícias e outros conteúdos sobre sustentabilidade. Grátis no seu e-mail.
