Manuais criados por associação abordam gestão sustentável de plásticos, incluindo reciclagem, reúso e compostagem
O Pacto de Plásticos dos Estados Unidos (US Plastics Pact) lançou três manuais de orientação sobre economia circular para a indústria. Os documentos fornecem diretrizes para garantir que as embalagens plásticas possam ser reutilizadas, recicladas ou compostadas, reduzindo o desperdício de plástico e seu impacto ambiental.
Os manuais disponibilizados ao público são: Manual de design para reciclabilidade (Design for recyclability playbook); Manual de design para reutilização (Design for reuse playbook); e Manual de design para compostabilidade (Design for compostability playbook).
- ESG Insights no seu e-mail – Grátis: nossa newsletter traz um resumo da edição mais recente da revista ESG Insights, além de notícias, artigos e outras informações sobre sustentabilidade.
Plásticos e economia circular
O Pacto de Plásticos dos EUA é um consórcio formado por empresas, agências governamentais, ONG e instituições de pesquisa. Seu objetivo é promover uma economia circular para os plásticos.
Ao reunir diversas partes interessadas, o Pacto de Plásticos visa impulsionar mudanças sistêmicas em toda a cadeia de valor dos plásticos. Juntos, os três documentos oferecem uma estratégia abrangente para integrar a sustentabilidade ao design e ao ciclo de vida das embalagens plásticas.
- Estudo relaciona microplásticos a problemas de saúde humana
- Os desafios da reciclagem para reduzir tsunami de plástico nos oceanos
- Inglaterra proíbe embalagens e produtos de plástico descartáveis
Os conteúdos dos manuais
O Manual de design para reciclabilidade explica o que fazer para que as embalagens plásticas atendam às determinações dos sistemas de reciclagem existentes. Ele define expectativas para projetar novas embalagens e otimizar as existentes. A intenção é maximizar o valor da reciclagem e minimizar o uso de materiais que interferem nos processos de reciclagem ou contaminam o conteúdo reciclado.
O Manual de design para reutilização atende à demanda por soluções de embalagens sustentáveis. Ele fornece informações para o desenvolvimento e a implementação de sistemas de embalagens reutilizáveis. Alinhando-se com os princípios globais da Fundação Ellen MacArthur, o manual defende sistemas que suportam o uso repetido, reduzindo a dependência de plásticos descartáveis.
Já o Manual de design para compostabilidade explora como as empresas podem criar embalagens compostáveis que apoiem o desenvolvimento de sistemas orgânicos nos EUA. As diretrizes garantem que as embalagens que sigam essas normas se decomponham de forma eficiente nas instalações de compostagem. Convertidos em composto, eles melhoram a saúde do solo e apoiam a agricultura sustentável.
Visite o site do Pacto de Plásticos dos EUA para ver os manuais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
- Afundando nas sobrasNo dumpster diving, descarte de roupas feito pelas lojas tem outro destino: o guarda-roupa
- Germes de segunda mãoRoupas de brechó podem estar cheias de germes; veja o que é preciso saber
- Reinventando o futuroAlternativas ao fast fashion visam garantir sustentabilidade e dignidade nas relações humanas
- Um lookinho por segundoTikTok impulsiona tendências no fast fashion e favorece o consumo exacerbado
- A um clique do consumoCrescimento do comércio on-line estimula vendas por impulso e eleva participação do setor de moda no PIB
- Escravos da modaDo outro lado do mundo, ou em uma esquina perto de você, o trabalho forçado é usado para produzir os itens do seu armário
- Planeta descartadoLógica do fast fashion incentiva uma cultura de hiperconsumo e descarte: elementos incompatíveis com o futuro
- Pra que tanta roupa?Ações não têm sido capazes de frear o avanço do hiperconsumo e seu dano ambiental
- Planeta está próximo de ultrapassar limite de aquecimento de 1,5º CO limite de temperatura estabelecido pelo Acordo de Paris em 2015 está ficando para trás
- Painéis solares colocam espécies em risco na CaatingaA área possui centenas de espécies animais e vegetais da Caatinga, além de nascentes que alimentam afluentes do Rio São Francisco