Categorias
Últimas notícias

Pesquisa XP: apenas duas entre 60 gestoras têm excelência em ESG

Segundo relatório, 3% das gestoras pesquisadas são consideradas referências no Brasil sobre o tema

A XP lançou, no começo de outubro, um relatório que mostra que apenas 3% das 60 gestoras pesquisadas apresentaram “práticas e processos na linha do que é considerado de excelência globalmente” em termos de ESG, sendo consideradas referências no Brasil sobre o tema. Por outro lado, 76% ainda não iniciaram sua jornada nessa temática ou estão num estágio inicial. As duas gestoras que se destacaram são a FAMA Investimentos e a JGP. 

A primeira edição do Relatório XPA ESG avaliou a adesão ao ESG tanto na gestão dos investimentos realizados pelas gestoras quanto por suas políticas internas de diversidade e inclusão. 

Acompanhe as notícias sobre ESG em nosso site e inscreva-se na newsletter do ESG Insights para receber um resumo semanal gratuito em seu e-mail.

O estudo destaca que há três tipos de comportamento em relação a adoção da temática ESG. Existem as gestoras que o fazem movidas pela convicção em torno do tema, valorizado por seus principais sócios. Há também aquelas que estão respondendo a pressões de investidores e de pares. Por fim, um terceiro grupo decidiu ainda não trilhar um caminho estruturado em direção à temática ESG. 

Outro destaque do relatório é a necessidade de “tropicalizar a agenda ESG” das gestoras para que ela esteja ligada de fato a questões pertinentes ao Brasil. Segundo o estudo, muitas corretoras ainda fazem apenas um “copy and paste” de temas prioritários de seus pares europeus. 

Um detalhe interessante é que muitos dos entrevistados apontaram como ponto de virada para a agenda ESG no Brasil o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho. “O acidente mostrou que não dava mais para o mundo financeiro ignorar riscos que até então não conseguiam precificar”, disse um deles.  

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Insights no seu e-mail

Um resumo das novidades em ESG, além de entrevistas e artigos exclusivos. Semanalmente no seu e-mail, de graça.