Categorias
Últimas notícias

Ranking coloca (de novo) a Natura como 1ª em ESG

Índice Merco de responsabilidade e governança destaca as melhores do Brasil

Em sua sétima edição, o Ranking Merco de Responsabilidade e Governança Corporativa no Brasil destacou mais uma vez a Natura como líder em compromissos relacionados a meio ambiente, aspectos sociais e de governança (ESG). Pela primeira vez, a Ambev aparece em segundo lugar. Ambas liderança também os rankings dos seus respectivos setores – cosméticos e bebidas. Os resultados foram apresentados oficialmente nesta terça-feira (22).

Curta a página do ESG Insights no Facebook

Magazine Luiza, em quinto lugar (contra 14º no ano anterior) e Avon, como sétima colocada (12ª em 2019), foram as duas empresas que estavam fora do top 10 no ano anterior e agora fazem parte desse grupo.

Dez empresas aparecem pela primeira vez na lista das 100 melhores em ESG no Brasil: XP, Usiminas, Totvs, Cacau Show, 3G Capital, Coamo, Visa, Bosch, Ultrafarma e Drogaria São Paulo.

Veja a relação das 30 empresas com melhores resultados em responsabilidade e governança corporativa em 2020, segundo a Merco.

1 – Natura
2 – Ambev
3 – Grupo Boticário
4 – Bradesco
5 – Magazine Luiza
6 – Itaú Unibanco
7 – Avon
8 – Nestlé
9 – Coca-Cola
10 – Google
11 – Renner
12 – Unilever
13 – Toyota
14 – Santander
15 – GPA
16 – Vivo
17 – Mercado Livre
18 – Johnson & Johnson
19 – Hospital Sírio-Libanês
20 – Lojas Ameericanas
21 – Gerdau
22 – Porto Seguro
23 – Banco do Brasil
24 – McDonald’s
25 – Amazon
26 – BRF
27 – Carrefour
28 – Netflix
29 – Petrobras
30 – Alpargatas

Acompanhe as notícias sobre ESG em nosso site e inscreva-se na newsletter do ESG Insights para receber um resumo semanal gratuito em seu e-mail.

Como é realizado o Ranking Merco

O levantamento de informações aconteceu entre os meses de julho e dezembro de 2020. De acordo com a Merco, a metodologia inclui seis avaliações com 13 diferentes fontes de informação, um total de 2.300 entrevistas. A seleção parte de uma entrevista com membros da alta direção de empresas com faturamento superior a U$ 40 milhões, que apontam 10 companhias com melhor Responsabilidade e Governança Corporativa.

Para cada empresa escolhida, sinalizam duas fortalezas e uma fraqueza entre cinco valores: comportamento ético, transparência e boa governança, responsabilidade com os funcionários, compromisso com o meio ambiente e mudanças climáticas e contribuição à comunidade.

A partir dessa primeira listagem, são feitas entrevistas com diversos outros grupos, incluindo população geral, especialistas em responsabilidade social corporativa, analistas financeiros, ONGs, sindicatos, associações de consumidores, jornalistas de informação econômica, representantes do governo e gestores de mídias sociais.

Além disso, a Merco avalia também a “conversação” gerada nos meios digitais, influenciadores e usuários e indicadores objetivos respondidos pelas próprias empresas.

Siga o ESG Insights no Twitter

As empresas mais responsáveis durante a pandemia

Em função da pandemia, a Merco realizou também uma avaliação específica para reconhecer as empresas que mais se destacaram pelo seu compromisso e responsabilidade social durante a crise da covid-19. Foram pesquisados 12 grupos de stakeholders: Especialistas em responsabilidade social corporativa, diretores, analistas financeiros, jornalistas, catedráticos, gerentes de mídia social, sindicatos, ONG, associações de consumidores, diretores de comunicação, governo e população final.

Estes são os 30 melhores no ranking específico de compromisso frente à covid-19.

1 – Natura
2 – Magazine Luiza
3 – Itaú Unibanco
4 – Ambev
5 – Grupo Boticário
6 – GPA
7 – iFood
8 – Hospital Israelita Abert Einstein
9 – Bradesco
10 – Google
11 – Vivo
12 – Unilever
13 – Nestlé
14 – Amazon
15 – Casas Bahia
16 – Avon
17 – Lojas Americanas
18 – Gerdau
19 – Carrefour
20 – Netflix
21 – Fiat
22 – Santander
23 – Votorantim
24 – Nubank
25 – Banco do Brasil
26 – Mercado Livre
27 – Petrobras
28 – Facebook
29 – Renner
30 – Coca-Cola

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Insights no seu e-mail

Um resumo das novidades em ESG, além de entrevistas e artigos exclusivos. Semanalmente no seu e-mail, de graça.