O ESG Watch permite a consumidores e marcas criar conteúdos que englobem princípios ESG
POR PIETRA BASTOS
Já pensou em fazer parte de uma rede social na qual é possível denunciar problemas e compartilhar ideias que podem virar soluções para empresas? A HireAPartner (HAP), empresa de supply chain e gestão de dados ESG, acaba de lançar o ESG Watch, um aplicativo para consumidores e marcas criarem conteúdos que englobam os princípios do ESG: meio ambiente, social e governança.
O usuário pode se expressar por meio de textos, fotos e vídeos, além de curtir, comentar e compartilhar as publicações de quem está seguindo. Mas o que diferencia o ESG Watch das demais redes sociais são os modos de publicação: Re.in.vent, Social test, Challenge friends e Watch.
Re.in.vent: o usuário tem a oportunidade de recriar um produto adicionando novas características para deixá-lo sustentável. Por exemplo, ele pode adicionar a foto de conjunto de sombras de uma marca de maquiagem que testa seus produtos em animais e recriá-la de modo “cruelty-free” (livre de crueldade em português). Para ter certeza de que o feedback está sendo encaminhado, ele pode adicionar a marca do produto.
Social test: com o teste social é possível pedir a opinião de outros usuários sobre o preço de um produto e perguntar quanto eles estariam dispostos a pagar a mais caso ele possuísse determinadas características. O resultado é encaminhado para a marca do produto.
Challenge friends: crie desafios para a comunidade. Invente uma hashtag acompanhada de uma mensagem ou vídeo para engajar ações em prol do meio ambiente ou de temas sociais. Se o usuário quiser desafiar pessoas específicas, ele pode marcá-las na publicação.
Watch: nessa categoria, o usuário pode chamar a atenção para algum acontecimento recente, positivo ou negativo, e classificá-lo em algum dos seguintes temas de ESG: mudança climática, reciclagem, água ou cadeia de suprimento. Para completar as informações, o usuário determina seu nível de frustração, adiciona data, hora e a localização do acontecimento.
Segundo a empresa, o fluxo de interações ajuda a orientar todo tipo de decisão de impacto: as empresas podem implementar soluções com confiança e destacá-las em seu perfil; os investidores têm acesso a melhores métricas para julgar o desempenho; e os distribuidores podem selecionar seus mercados com maior relevância e precisão.
“Estamos mais conscientes como sociedade do que nunca”, disse Andre Raghu, fundador e CEO da HAP, em comunicado à imprensa. “Ao mesmo tempo, o mundo está se movendo na direção de uma maior transparência. Marcas e investidores estão nos dizendo: ‘Ei, podemos fazer bons julgamentos se você apenas nos fornecer as informações.’ Este é um canal para que as empresas tenham uma comunicação constante com seus clientes em torno dos assuntos importantes.”
Baixe a rede social ESG Watch
O ESG Watch está disponível nas lojas de aplicativos Google Play Store e App Store. Baixe o aplicativo pelos links acima.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
- Mais mulheres nas empresas: lei garante representatividade nos cargos de liderançaNova lei exige presença de pelo menos duas mulheres na alta direção de empresas estatais
- Eucalipto no Cerrado seca nascentes e expulsa pequenos produtoresAvanço descontrolado de eucalipto no Cerrado está secando nascentes, empobrecendo agricultores e inviabilizando agricultura de subsistência
- Planeta está ficando sem tempo para evitar impactos da crise ambientalPrecisamos parar de queimar combustíveis fósseis e tomar medidas urgentes para reduzir o aquecimento global
- Florestas e cidades são frente comum na luta pelo climaO destino das florestas e das cidades é inseparável: superar o abismo entre essas esferas é essencial para alcançar metas climáticas globais
- Demanda por carros elétricos na Europa impulsiona desmatamentoDemanda da União Europeia por veículos elétricos pode levar ao desmatamento de 118 mil hectares em países fornecedores de minerais críticos
- Empresas brasileiras investem pouco e sem transparência em ações de segurança alimentarPesquisa analisou ações de filantropia das 150 maiores empresas do país; apenas 98 realizaram ao menos uma ação relacionada ao combate à fome
- Empresas brasileiras prosperam com conceito de economia circularProduzir a partir de uma lógica regenerativa é o conceito por trás da economia circular
- O futuro do hidrogênio verde no BrasilA rede elétrica nacional oferece uma vantagem estratégica ainda não plenamente reconhecida nas diretrizes atuais
- COP30: oportunidade brasileira de exigir justiça climáticaMitigar e adaptar as populações vulneráveis às mudanças climáticas nada mais é do que justiça climática
- Geração de energia no Brasil vive encruzilhadaA eficiência na geração elétrica não é mais uma escolha técnica, mas uma prioridade diante da crise climática global
Insights no seu e-mail
Um resumo da revista ESG Insights, além de notícias e outros conteúdos sobre sustentabilidade. Grátis no seu e-mail.