O ESG Watch permite a consumidores e marcas criar conteúdos que englobem princípios ESG
POR PIETRA BASTOS
Já pensou em fazer parte de uma rede social na qual é possível denunciar problemas e compartilhar ideias que podem virar soluções para empresas? A HireAPartner (HAP), empresa de supply chain e gestão de dados ESG, acaba de lançar o ESG Watch, um aplicativo para consumidores e marcas criarem conteúdos que englobam os princípios do ESG: meio ambiente, social e governança.
O usuário pode se expressar por meio de textos, fotos e vídeos, além de curtir, comentar e compartilhar as publicações de quem está seguindo. Mas o que diferencia o ESG Watch das demais redes sociais são os modos de publicação: Re.in.vent, Social test, Challenge friends e Watch.
Re.in.vent: o usuário tem a oportunidade de recriar um produto adicionando novas características para deixá-lo sustentável. Por exemplo, ele pode adicionar a foto de conjunto de sombras de uma marca de maquiagem que testa seus produtos em animais e recriá-la de modo “cruelty-free” (livre de crueldade em português). Para ter certeza de que o feedback está sendo encaminhado, ele pode adicionar a marca do produto.
Social test: com o teste social é possível pedir a opinião de outros usuários sobre o preço de um produto e perguntar quanto eles estariam dispostos a pagar a mais caso ele possuísse determinadas características. O resultado é encaminhado para a marca do produto.
Challenge friends: crie desafios para a comunidade. Invente uma hashtag acompanhada de uma mensagem ou vídeo para engajar ações em prol do meio ambiente ou de temas sociais. Se o usuário quiser desafiar pessoas específicas, ele pode marcá-las na publicação.
Watch: nessa categoria, o usuário pode chamar a atenção para algum acontecimento recente, positivo ou negativo, e classificá-lo em algum dos seguintes temas de ESG: mudança climática, reciclagem, água ou cadeia de suprimento. Para completar as informações, o usuário determina seu nível de frustração, adiciona data, hora e a localização do acontecimento.
Segundo a empresa, o fluxo de interações ajuda a orientar todo tipo de decisão de impacto: as empresas podem implementar soluções com confiança e destacá-las em seu perfil; os investidores têm acesso a melhores métricas para julgar o desempenho; e os distribuidores podem selecionar seus mercados com maior relevância e precisão.
“Estamos mais conscientes como sociedade do que nunca”, disse Andre Raghu, fundador e CEO da HAP, em comunicado à imprensa. “Ao mesmo tempo, o mundo está se movendo na direção de uma maior transparência. Marcas e investidores estão nos dizendo: ‘Ei, podemos fazer bons julgamentos se você apenas nos fornecer as informações.’ Este é um canal para que as empresas tenham uma comunicação constante com seus clientes em torno dos assuntos importantes.”
Baixe a rede social ESG Watch
O ESG Watch está disponível nas lojas de aplicativos Google Play Store e App Store. Baixe o aplicativo pelos links acima.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
- A população global está em declínio; isso é bom para o meio ambiente?Parecia que nada poderia mudar a trajetória do crescimento populacional, mas uma grande mudança está se aproximando
- Agenda ESG: cursos e eventos da semana – 30/9Programação traz opções de especialização na área ESG
- Garimpo (legal) da semana ESG – 28/9Principais assuntos ESG da semana
- Resumo da semana ESG: guia ISSB, divulgação de dados ESG, crise climáticaAssuntos relevantes na cobertura ESG da semana
- Lucro social pode ajudar empresas a terem impacto positivo no mundoA geração de retornos financeiros, por mais nobre e importante que seja essa meta, não é mais suficiente, de acordo com estudiosos
- IFRS publica guia para aplicação voluntária do ISSBDocumento foi criado para orientar o início da adoção e comunicar o progresso aos investidores
- Lula na ONU: planeta está “farto” de acordos climáticos não cumpridosEm discurso na Assembleia Geral da ONU, Lula disse que o multilateralismo é único caminho para superar a urgência climática
- Força-tarefa global discute desigualdade e divulgação de dados sociaisObjetivo é criar uma estrutura de divulgação utilizável no mercado, alinhada com os padrões internacionais e integrada aos relatórios
- Ainda dá para salvar o planeta? Consumidores estão perdendo a féPesquisa feita em 10 países mostra queda de confiança dos entrevistados nos últimos três anos
- Agenda ESG: cursos e eventos da semana – 23/9Sugestões de oportunidades na área ESG
Insights no seu e-mail
Um resumo das novidades em ESG, além de entrevistas e artigos exclusivos. Semanalmente no seu e-mail, de graça.