Segundo relatório da Grand View Research, investimentos em fontes renováveis fortalecerão o mercado
O mercado global de hidrogênio verde deve alcançar US$ 60,56 bilhões (cerca de 313 bilhões de reais) até 2030, segundo relatório divulgado pela empresa de consultoria e pesquisa de mercado Grand View Research, Inc. É esperado que ele se expanda a uma taxa de crescimento anual composta (em inglês, Compound Annual Growth Rate, CAGR) de 39,5% de 2022 a 2030.
Os crescentes investimentos e subsídios governamentais que beneficiam o combustível limpo e o hidrogênio, vistos como alternativas ecológicas ao combustível fóssil, fortalecerão a demanda de hidrogênio verde nos próximos anos.
Crescimento e tendências do mercado de hidrogênio verde
A presença de energias renováveis em indústrias de bens finais impulsiona o crescimento do mercado de hidrogênio verde e a redução de seus custos. Isso acontece porque a sua produção depende de fontes de energia limpa, como energia eólica e energia solar.
As principais empresas do setor de hidrogênio verde estão investindo na comercialização de sua produção por meio de estratégias como joint ventures, parcerias, fusões e aquisições para aumentar sua presença no mercado nos próximos anos.
O relatório Green Hydrogen Market Size, Share & Trends Analysis Report analisou a posição do mercado de hidrogênio verde no atual cenário mundial e apontou o que é esperado para o seu crescimento no futuro.
Segundo o relatório, a Europa teve uma importante participação no mercado com 49,03% da receita em 2021. Com uma grande quantidade de zonas de produção de hidrogênio verde espalhadas pelo continente e investimentos do governo, a expectativa é que o mercado cresça ainda mais.
A exemplo da Europa, é esperado que nos próximos anos outros países também explorem o potencial do mercado. Com a implementação de projetos em larga escala e políticas de apoio em países da Ásia-Pacífico, como Austrália e Japão, a previsão é de que a região aumente sua participação no CAGR. Na Austrália, por exemplo, o conglomerado industrial alemão Siemens anunciou que fornecerá tecnologia para a produção de hidrogênio verde que será exportado para o mercado asiático.
A América do Norte apresentou um crescimento na participação do mercado, com os Estados Unidos e o Canadá na liderança devido à implementação de políticas de energia limpa. O Estado da Califórnia, nos Estados Unidos, tem um grande desempenho no mercado por causa de suas metas de descarbonização, como a eliminação gradual de ônibus públicos movidos a gás ou diesel até 2040.
O relatório também observou a participação dos setores de transporte e gasoduto no mercado de hidrogênio verde.
Em 2021, o setor de transporte representou cerca de 40,61% do mercado global. É previsto que este número aumente nos próximos anos com a substituição de combustíveis fósseis por energias renováveis dentro do setor. No mesmo ano, o setor de gasoduto foi responsável por 62,07% da participação na receita. Com o baixo custo de distribuição e com infraestruturas já existentes, o mercado de hidrogênio verde espera crescimento nos próximos anos.
Leia o relatório Green Hydrogen Market Size, Share & Trends Analysis Report (em português Relatório de Análise de Tendências, Participação e Tamanho do Mercado de Hidrogênio Verde), publicado pela Grand View Research.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
- COP30 repetiu erros e revelou contradições da transição energética
Mobilização de povos amazônicos reforçou a centralidade dos povos originários na defesa dos ecossistemas e na denúncia da crise climática - COP30: entre vitrine climática, finanças e resistência popular
Conferência combinou áreas diplomáticas, estruturas corporativas e espaços da sociedade civil, em uma arquitetura que cada vez mais favorece interesses privados - Transição energética justa deve contemplar pobreza e gênero
Com milhões ainda sem acesso regular à eletricidade na América Latina, a transição energética precisa ser repensada com justiça e democracia - Biocombustíveis perdem espaço para petróleo e energia solar
Análise de isenções fiscais e empréstimos do BNDES mostram privilégio de petróleo e importação de painéis solares - Concessões dos parques: deu ruim
Excessos elitistas desacreditam as concessões de praças e parques em São Paulo. Dá para resolver? - Micro e pequenas empresas seguem ignoradas na agenda climática
Quatro em cada cinco negócios operam sem nenhuma rede de segurança financeira contra desastres - COP30 traz avanços, mas abaixo da expectativa
Acordo final inclui metas de financiamento e métricas de adaptação ao clima, mas sem consenso sobre fósseis, desmatamento e minerais - Por que a COP30 não cumpriu a promessa de ser uma “Cúpula do Povo”
Acordos foram fechados, mas elementos cruciais fizeram falta - Como as empresas podem ajudar as cidades
Parcerias público-privadas são um atalho para a inovação urbana mais rápida e efetiva – desde que os interesses da coletividade sejam sempre respeitados - Tourists, go home: os protestos contra o turismo em massa
Setor de turismo cresce, mas não consegue garantir o interesse dos residentes locais
Insights no seu e-mail
Um resumo da revista ESG Insights, além de notícias e outros conteúdos sobre sustentabilidade. Grátis no seu e-mail.


