Levantamento do Sebrae indica que mulheres têm sofrido preconceito e falta de apoio no meio corporativo
No mundo do empreendedorismo, problemas de autoconfiança e uma autoavaliação socioemocional mais negativa acompanham as mulheres que estão à frente dos negócios. É o que aponta a pesquisa Empreendedorismo Feminino, do Sebrae, que escutou cerca de 7 mil empreendedores – dos dois gêneros – de todo o país.
Esse sentimento é compartilhado por 70% das empreendedoras entrevistadas, enquanto 85% dos homens disseram se sentir seguros sobre sua própria imagem. Em relação a procurar ajuda em caso de ansiedade ou angústia, 49% das mulheres buscam apoio em amigos e na terapia. Apenas 35% dos homens tem a mesma iniciativa.
Diferenças na autoavaliação também marcam questões de gênero
Quando a questão é a facilidade para definir projetos e transformar sonhos em realidade, a diferença entre homens e mulheres é de 11 pontos percentuais (72% e 61%, respectivamente). Já na percepção sobre si em relação à facilidade para falar em público, a diferença cai – 59% e 52%. Sobre conhecer os pontos fortes e fracos e as capacidades de resolver problemas, 87% dos entrevistados do gênero masculino afirmaram que têm o domínio dessas habilidades, contra 83% do público feminino.
Falta de apoio às mulheres
Uma das razões para as empreendedoras se sentirem menos confiantes pode estar ligada a outro dado do levantamento. A pesquisa sinalizou que as mulheres têm menos apoio do cônjuge para abrir ou gerir seus negócios. Entre empreendedores do gênero masculino, o apoio da cônjuge é mais frequente do que entre mulheres, quando 68% deles afirmaram terem sido ajudados contra 61% delas.
Além disso, 42% das empreendedoras já viram outras mulheres sofrerem preconceito pela questão do gênero. O levantamento também indica que uma em cada quatro mulheres (24%) já sofreu essa situação na pele.
Leia o estudo completo aqui.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
- Como as lavanderias podem se tornar mais sustentáveisInovação, economia de recursos e impacto ambiental positivo no setor de limpeza têxtil
- Pesquisadores buscam ampliar o turismo sustentávelEstudiosos apoiados pela UE trabalham para criar estratégias de turismo que promovam o patrimônio, garantindo a sustentabilidade a longo prazo
- Como cidades inteligentes viraram cidades vigiadasA promessa da eficiência tecnológica na segurança urbana não deve obscurecer questões fundamentais sobre privacidade e direitos humanos
- Empresas sustentáveis no Brasil: maioria ainda está em estágios iniciais de ESGÍndice da KPMG aponta que 76% das empresas permanecem em estágios inicial ou intermediário de ESG
- Produção de plástico reciclado no Brasil cresceu 8% em 2024A produção de plástico reciclado atingiu 1,012 milhão de toneladas em 2024, 7,8% a mais do que em 2023
- Desemprego em agosto é de 5,6% e repete mínima históricaO país tinha, no fim de agosto, 6,1 milhões de pessoas desocupadas, o menor contingente da série
- Brasil cria 147 mil empregos com carteira assinada em agostoO balanço é do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) divulgado nesta segunda-feira (29)
- Gentrificação: o uso das cidades como mercadoriaGentrificação planejada, com glamurização dos espaços, estimula o turismo e afasta os moradores tradicionais
- As lições climáticas da Espanha que podem inspirar o BrasilCorredores ecológicos, sombreamento, pavimentos permeáveis e refúgios climáticos: exemplos úteis
- Os subsídios ao petróleo ainda fazem sentido?Eliminar de forma programada os subsídios aos combustíveis fósseis pode ajudar a avançar na agenda ambiental