Categorias
Factiva iG Tudo sobre ESG

Câmara aprova regras de programa de hidrogênio de baixo carbono

Após aprovação na Câmara, o tema vai ao Senado (Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados)

Programa de Desenvolvimento do Hidrogênio de Baixo Carbono havia sido vetado na sanção do marco regulatório do hidrogênio; matéria vai agora ao Senado

POR AGÊNCIA CÂMARA DOS DEPUTADOS

A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei nº 3.027/24, do deputado José Guimarães (PT-CE), que estabelece regras para o Programa de Desenvolvimento do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono (PHBC). O tema havia sido vetado na sanção do projeto do marco regulatório do hidrogênio de baixa emissão de carbono (PL nº 2.308/24). A matéria será enviada ao Senado.

O texto aprovado é um substitutivo do deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), que fez poucos ajustes no projeto a partir de emendas apresentadas.

Segundo o texto, o total de crédito fiscal passível de ser concedido de 2028 a 2032 continua o mesmo: R$ 18,3 bilhões, com limites anuais.

Com o novo projeto, os objetivos são redefinidos, prevendo-se o estabelecimento de metas objetivas para desenvolver o mercado interno de hidrogênio de baixa emissão de carbono.

  • ESG Insights no seu e-mail – Grátis: nossa newsletter traz um resumo da edição mais recente da revista ESG Insights, além de notícias, artigos e outras informações sobre sustentabilidade.

Mudanças no Programa Hidrogênio Verde

O relator do Programa Hidrogênio Verde (PL nº 3.027/24), deputado Arnaldo Jardim, acatou emenda do próprio autor do projeto, o deputado José Guimarães, que também é líder do governo. Segundo Arnaldo Jardim, a mudança vai delimitar de forma mais precisa o valor do crédito e estimular a concorrência entre empresas que disputam o benefício. “Os critérios que serão usados são os critérios de preço e de hidrogênio de menor emissão, de menor pegada, de carbono”, explicou o relator.

Outro ponto da emenda é o incentivo ao desenvolvimento regional e à difusão tecnológica com a diversificação do parque industrial brasileiro. “Haverá multa e sanção para as empresas que concorrerem aos créditos e depois não os usarem”, alertou. “Estamos evitando que algumas empresas sentem em cima do benefício e não implementem o programa.”

Arnaldo Jardim também acatou parcialmente emenda da deputada Adriana Ventura (Novo-SP) para prestação de contas ao Parlamento sobre a execução das metas do programa, com detalhamento das empresas e dos projetos que solicitaram créditos.

José Guimarães elogiou o trabalho do relator na regulamentação do marco para transição energética e garantia de investimentos. Ele falou que o programa terá regras claras. “Estamos dando uma contribuição inestimável para o presente e para o futuro. O hidrogênio será o elemento que dará a maior sustentabilidade para descarbonização da economia brasileira”, apontou.

O deputado Chico Alencar (Psol-RJ) também se manifestou a favor do programa. “Incentivos fiscais devem existir, mas de maneira muito criteriosa e cautelosa, sem considerar que o necessário programa de desenvolvimento do hidrogênio de baixa emissão de carbono é a panaceia para os nossos problemas. O planeta está em colapso climático”, alertou.

Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados
Após aprovação na Câmara, o tema vai ao Senado

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • Afundando nas sobras
    No dumpster diving, descarte de roupas feito pelas lojas tem outro destino: o guarda-roupa
  • Germes de segunda mão
    Roupas de brechó podem estar cheias de germes; veja o que é preciso saber
  • Reinventando o futuro
    Alternativas ao fast fashion visam garantir sustentabilidade e dignidade nas relações humanas
  • Um lookinho por segundo
    TikTok impulsiona tendências no fast fashion e favorece o consumo exacerbado
  • A um clique do consumo
    Crescimento do comércio on-line estimula vendas por impulso e eleva participação do setor de moda no PIB
  • Escravos da moda
    Do outro lado do mundo, ou em uma esquina perto de você, o trabalho forçado é usado para produzir os itens do seu armário
  • Planeta descartado
    Lógica do fast fashion incentiva uma cultura de hiperconsumo e descarte: elementos incompatíveis com o futuro
  • Pra que tanta roupa?
    Ações não têm sido capazes de frear o avanço do hiperconsumo e seu dano ambiental
  • Planeta está próximo de ultrapassar limite de aquecimento de 1,5º C 
    O limite de temperatura estabelecido pelo Acordo de Paris em 2015 está ficando para trás
  • Painéis solares colocam espécies em risco na Caatinga
    A área possui centenas de espécies animais e vegetais da Caatinga, além de nascentes que alimentam afluentes do Rio São Francisco