Categorias
Factiva iG Tudo sobre ESG

Ecologia e taxação de ricos serão destaques de viagem de Haddad aos EUA

Temas como fome, finanças sustentáveis e os desafios das pautas ambientais, sociais e econômicas fazem parte da agenda do ministro Haddad nos Estados Unidos (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

De 15 a 19/4, o ministro participa de reuniões do FMI, Banco Mundial, e Trilha Financeira do G20

POR AGÊNCIA BRASIL

 

A transformação ecológica e a reforma tributária internacional serão destaques da viagem do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, aos Estados Unidos. De segunda (15) a sexta-feira (19), o ministro participa da reunião de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, e da segunda reunião da Trilha Financeira do G20.

Durante a viagem, temas como fome, finanças sustentáveis e os desafios das pautas ambientais, sociais e econômicas estarão presentes nos compromissos oficiais.

Plano de Transformação Ecológica

No primeiro dia, o ministro busca promover o Plano de Transformação Ecológica do Brasil em evento sobre finanças sustentáveis, no Wilson Center, organizado pelo Brazil Institute e pela Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda. Haddad estará ao lado da embaixadora do Brasil nos Estados Unidos, Maria Luiza Ribeiro Viotti, e do economista Mark Carney.

Lançado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP28), o Plano de Transformação Ecológica busca promover o desenvolvimento sustentável e repensar a globalização, por meio de investimentos que melhorem o meio ambiente e reduzam as desigualdades. O plano está estruturado em seis eixos: financiamento sustentável, desenvolvimento tecnológico, bioeconomia, transição energética, economia circular e adaptação às mudanças climáticas.

Ainda no primeiro dia, Haddad vai até a Câmara de Comércio dos Estados Unidos (US Chamber), acompanhado do presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn. O ministro participa de um painel cujo tema será Investindo na América Latina: as Reformas Econômicas do Brasil.

Eventos paralelos ao G20

No segundo dia da viagem a Washington, Haddad participa de alguns eventos paralelos à reunião do G20, grupo das 20 maiores economias do planeta, mais a União Europeia e a União Africana. Na sede do Banco Mundial, o ministro participa do painel A Força-Tarefa da Fome, que tem como objetivo engajar líderes globais na luta contra a insegurança alimentar. Evento tem presença confirmada de representantes dos Estados Unidos, União Africana, Noruega e África do Sul.

Na sequência, Haddad participa de uma discussão sobre tributação internacional em um evento organizado em parceria entre Brasil e França, na sede do Fundo Monetário Internacional (FMI). O tema ganhou destaque na reunião do G20 realizada em São Paulo, em fevereiro. Ainda na terça-feira (16), o ministro irá a uma mesa-redonda sobre a dívida soberana global.

Na tarde de quarta-feira (17), Haddad participa das reuniões da cadeira brasileira do Banco Mundial e do FMI, e de um jantar oficial de trabalho do G20, na sede do FMI.

Na quinta (18), Haddad preside a segunda reunião ministerial do G20, também na sede do FMI, e dará uma entrevista coletiva. À tarde, o ministro terá uma reunião bilateral com o ministro de Finanças da China, Lan Fo’an. Em seguida, participa de uma reunião fechada promovida pelo FMI e pelo G20 sobre riscos para a economia global.

A viagem da comitiva do Ministério da Fazenda encerra-se na sexta-feira (19). Pela manhã, estão programados um café da manhã no FMI e a reunião plenária do fundo. À tarde, Haddad conversará com o comissário europeu para Assuntos Econômicos, Paolo Gentiloni, e participará da reunião do comitê de desenvolvimento do Banco Mundial. O embarque de volta para São Paulo está previsto para as 18h30 (horário local).

  • ESG Insights no seu e-mail – Grátis: nossa newsletter traz um resumo da edição mais recente da revista ESG Insights, além de notícias, artigos e outras informações sobre sustentabilidade.
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Temas como fome, finanças sustentáveis e os desafios das pautas ambientais, sociais e econômicas fazem parte da agenda do ministro Haddad nos Estados Unidos

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • Afundando nas sobras
    No dumpster diving, descarte de roupas feito pelas lojas tem outro destino: o guarda-roupa
  • Germes de segunda mão
    Roupas de brechó podem estar cheias de germes; veja o que é preciso saber
  • Reinventando o futuro
    Alternativas ao fast fashion visam garantir sustentabilidade e dignidade nas relações humanas
  • Um lookinho por segundo
    TikTok impulsiona tendências no fast fashion e favorece o consumo exacerbado
  • A um clique do consumo
    Crescimento do comércio on-line estimula vendas por impulso e eleva participação do setor de moda no PIB
  • Escravos da moda
    Do outro lado do mundo, ou em uma esquina perto de você, o trabalho forçado é usado para produzir os itens do seu armário
  • Planeta descartado
    Lógica do fast fashion incentiva uma cultura de hiperconsumo e descarte: elementos incompatíveis com o futuro
  • Pra que tanta roupa?
    Ações não têm sido capazes de frear o avanço do hiperconsumo e seu dano ambiental
  • Planeta está próximo de ultrapassar limite de aquecimento de 1,5º C 
    O limite de temperatura estabelecido pelo Acordo de Paris em 2015 está ficando para trás
  • Painéis solares colocam espécies em risco na Caatinga
    A área possui centenas de espécies animais e vegetais da Caatinga, além de nascentes que alimentam afluentes do Rio São Francisco