Categorias
Factiva iG Tudo sobre ESG

Estudo vê melhora nos relatórios de sustentabilidade e ESG das empresas

O estudo aponta que quase todas as empresas relatam alguma informação sobre sustentabilidade. (Foto: Freepik)

Falta de padrões para relatos continua a ser problema, segundo análise anual feita com empresas de todo o mundo

As maiores empresas globais estão fornecendo mais detalhes e ampliando o escopo de seus relatórios de sustentabilidade e ESG (fatores ambientais, sociais e de governança). É o que mostra um novo estudo realizado pela Federação Internacional de Contadores (International Federation of Accountants – Ifac na sigla em inglês) em conjunto com a AICPA & Cima.

O documento, atualizado anualmente, também mostra que as companhias estão buscando ampliar o escopo de garantia ou auditorias externas sobre os dados divulgados. Mas atenta que o uso de diferentes padrões de relato de sustentabilidade continua a dificultar a vida dos investidores, credores e outros interessados que tentam encontrar informações de sustentabilidade consistentes e comparáveis.

O relatório The State of Play: Sustainability Disclosure and Assurance 2019-2022, Trends and Analysis (O Estado do Jogo: Divulgação e Garantia de Sustentabilidade 2019-2022, Tendências e Análises, em tradução livre) destaca a necessidade de empresas em todo o mundo avançarem em direção a um sistema global de requisitos de divulgação de sustentabilidade.

Uso de SASB nos relatórios é destaque

O estudo descobriu que mais da metade das empresas utiliza os padrões da Sustainability Accounting Standards Board (SASB) e a estrutura da Força-Tarefa sobre Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima (TCFD), o que deve facilitar a transição para os padrões da International Sustainability Standards Board (ISSB) lançados no ano passado.

Entre os outros destaques do estudo estão:

  • Quase todas as empresas (98%) relatam alguma informação sobre sustentabilidade. Isso representa um aumento em relação a 91% em 2019, quando a Ifac e a AICPA & Cima começaram a conduzir pesquisas nessa área.
  • O uso de relatórios de sustentabilidade independentes diminuiu 27 pontos percentuais nos últimos três anos. Apenas 30% das empresas usaram um relatório de sustentabilidade independente em 2022, refletindo a crescente inclusão dessas informações nos relatórios anuais ou integrados das empresas.
  • 69% das empresas obtiveram garantia/auditoria sobre pelo menos algumas de suas divulgações de sustentabilidade, um aumento de cinco pontos percentuais em relação ao ano anterior e 18 pontos percentuais desde 2019. O escopo das áreas de garantia também se expandiu, mas ainda permanece limitado em geral.
  • Empresas de contabilidade (em oposição a consultores ou outros prestadores de serviços) trataram 58% das garantias relacionadas à sustentabilidade em 2022, um ponto percentual melhor do que no ano anterior. Alguns mercados, principalmente os Estados Unidos, estão bem abaixo de 50%.

O documento inclui a análise de capturando relatórios contendo informações de ESG em 22 regiões. Cerca de 1.400 empresas foram revisadas —100 de cada uma das seis maiores economias, com 50 empresas revisadas nas 16 regiões restantes. O relatório atual inclui dados de 2019-2022.

Veja o estudo.

Foto: Freepik
O estudo aponta que quase todas as empresas relatam alguma informação sobre sustentabilidade.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS