Estudo divulgado na Apas Show traz o novo perfil do consumidor, tendências nas marcas e hábitos alimentares sustentáveis
O consumidor está mais atento às marcas e escolhendo aquelas que investem em sustentabilidade. É o que demonstra uma pesquisa inédita encomendada pela Associação Paulista de Supermercados (Apas) e divulgada durante a 37ª edição da feira de alimentos e bebidas Apas Show. O evento acontece até 18 de maio (quarta-feira), no Expo Center Norte, em São Paulo.
De acordo com o estudo, 95% dos brasileiros dão prioridade para produtos e serviços de empresas que investem em práticas sustentáveis. Além disso, 64% já deixaram de consumir uma marca ou frequentar um estabelecimento ao saber que a empresa ou seus funcionários não tiveram um comportamento ético.
“Além de oferecer produtos que atendam suas necessidades, os consumidores têm optado por marcas que investem em programas de preservação ambiental e responsabilidade social e que a sustentabilidade não está apenas no discurso”, afirmou Carlos Corrêa, diretor-geral da Apas Show, em comunicado à imprensa.
Entre as motivações para escolher um supermercado, 68% dos consumidores consideram o respeito e o reconhecimento da importância do cliente como os principais critérios. Na sequência, aparecem investimentos e ações inclusivas para funcionários, sustentabilidade ambiental e programas de valorização de fornecedores e parceiros.
Hábitos alimentares
Outro ponto destacado pelo estudo é a mudança nos hábitos alimentares dos brasileiros: 53% da população procura manter uma alimentação saudável em boa parte das refeições. Dentre eles, 15% optam por alimentos naturais, orgânicos e pouco industrializados. Esse número representa um sólido crescimento de 6% em relação ao registrado em 2022.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
- Mais mulheres nas empresas: lei garante representatividade nos cargos de liderançaNova lei exige presença de pelo menos duas mulheres na alta direção de empresas estatais
- Eucalipto no Cerrado seca nascentes e expulsa pequenos produtoresAvanço descontrolado de eucalipto no Cerrado está secando nascentes, empobrecendo agricultores e inviabilizando agricultura de subsistência
- Planeta está ficando sem tempo para evitar impactos da crise ambientalPrecisamos parar de queimar combustíveis fósseis e tomar medidas urgentes para reduzir o aquecimento global
- Florestas e cidades são frente comum na luta pelo climaO destino das florestas e das cidades é inseparável: superar o abismo entre essas esferas é essencial para alcançar metas climáticas globais
- Demanda por carros elétricos na Europa impulsiona desmatamentoDemanda da União Europeia por veículos elétricos pode levar ao desmatamento de 118 mil hectares em países fornecedores de minerais críticos
- Empresas brasileiras investem pouco e sem transparência em ações de segurança alimentarPesquisa analisou ações de filantropia das 150 maiores empresas do país; apenas 98 realizaram ao menos uma ação relacionada ao combate à fome
- Empresas brasileiras prosperam com conceito de economia circularProduzir a partir de uma lógica regenerativa é o conceito por trás da economia circular
- O futuro do hidrogênio verde no BrasilA rede elétrica nacional oferece uma vantagem estratégica ainda não plenamente reconhecida nas diretrizes atuais
- COP30: oportunidade brasileira de exigir justiça climáticaMitigar e adaptar as populações vulneráveis às mudanças climáticas nada mais é do que justiça climática
- Geração de energia no Brasil vive encruzilhadaA eficiência na geração elétrica não é mais uma escolha técnica, mas uma prioridade diante da crise climática global