Estudo divulgado na Apas Show traz o novo perfil do consumidor, tendências nas marcas e hábitos alimentares sustentáveis
O consumidor está mais atento às marcas e escolhendo aquelas que investem em sustentabilidade. É o que demonstra uma pesquisa inédita encomendada pela Associação Paulista de Supermercados (Apas) e divulgada durante a 37ª edição da feira de alimentos e bebidas Apas Show. O evento acontece até 18 de maio (quarta-feira), no Expo Center Norte, em São Paulo.
De acordo com o estudo, 95% dos brasileiros dão prioridade para produtos e serviços de empresas que investem em práticas sustentáveis. Além disso, 64% já deixaram de consumir uma marca ou frequentar um estabelecimento ao saber que a empresa ou seus funcionários não tiveram um comportamento ético.
“Além de oferecer produtos que atendam suas necessidades, os consumidores têm optado por marcas que investem em programas de preservação ambiental e responsabilidade social e que a sustentabilidade não está apenas no discurso”, afirmou Carlos Corrêa, diretor-geral da Apas Show, em comunicado à imprensa.
Entre as motivações para escolher um supermercado, 68% dos consumidores consideram o respeito e o reconhecimento da importância do cliente como os principais critérios. Na sequência, aparecem investimentos e ações inclusivas para funcionários, sustentabilidade ambiental e programas de valorização de fornecedores e parceiros.
Hábitos alimentares
Outro ponto destacado pelo estudo é a mudança nos hábitos alimentares dos brasileiros: 53% da população procura manter uma alimentação saudável em boa parte das refeições. Dentre eles, 15% optam por alimentos naturais, orgânicos e pouco industrializados. Esse número representa um sólido crescimento de 6% em relação ao registrado em 2022.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
- A população global está em declínio; isso é bom para o meio ambiente?Parecia que nada poderia mudar a trajetória do crescimento populacional, mas uma grande mudança está se aproximando
- Agenda ESG: cursos e eventos da semana – 30/9Programação traz opções de especialização na área ESG
- Garimpo (legal) da semana ESG – 28/9Principais assuntos ESG da semana
- Resumo da semana ESG: guia ISSB, divulgação de dados ESG, crise climáticaAssuntos relevantes na cobertura ESG da semana
- Lucro social pode ajudar empresas a terem impacto positivo no mundoA geração de retornos financeiros, por mais nobre e importante que seja essa meta, não é mais suficiente, de acordo com estudiosos
- IFRS publica guia para aplicação voluntária do ISSBDocumento foi criado para orientar o início da adoção e comunicar o progresso aos investidores
- Lula na ONU: planeta está “farto” de acordos climáticos não cumpridosEm discurso na Assembleia Geral da ONU, Lula disse que o multilateralismo é único caminho para superar a urgência climática
- Força-tarefa global discute desigualdade e divulgação de dados sociaisObjetivo é criar uma estrutura de divulgação utilizável no mercado, alinhada com os padrões internacionais e integrada aos relatórios
- Ainda dá para salvar o planeta? Consumidores estão perdendo a féPesquisa feita em 10 países mostra queda de confiança dos entrevistados nos últimos três anos
- Agenda ESG: cursos e eventos da semana – 23/9Sugestões de oportunidades na área ESG