Estudo divulgado na Apas Show traz o novo perfil do consumidor, tendências nas marcas e hábitos alimentares sustentáveis
O consumidor está mais atento às marcas e escolhendo aquelas que investem em sustentabilidade. É o que demonstra uma pesquisa inédita encomendada pela Associação Paulista de Supermercados (Apas) e divulgada durante a 37ª edição da feira de alimentos e bebidas Apas Show. O evento acontece até 18 de maio (quarta-feira), no Expo Center Norte, em São Paulo.
De acordo com o estudo, 95% dos brasileiros dão prioridade para produtos e serviços de empresas que investem em práticas sustentáveis. Além disso, 64% já deixaram de consumir uma marca ou frequentar um estabelecimento ao saber que a empresa ou seus funcionários não tiveram um comportamento ético.
“Além de oferecer produtos que atendam suas necessidades, os consumidores têm optado por marcas que investem em programas de preservação ambiental e responsabilidade social e que a sustentabilidade não está apenas no discurso”, afirmou Carlos Corrêa, diretor-geral da Apas Show, em comunicado à imprensa.
Entre as motivações para escolher um supermercado, 68% dos consumidores consideram o respeito e o reconhecimento da importância do cliente como os principais critérios. Na sequência, aparecem investimentos e ações inclusivas para funcionários, sustentabilidade ambiental e programas de valorização de fornecedores e parceiros.
Hábitos alimentares
Outro ponto destacado pelo estudo é a mudança nos hábitos alimentares dos brasileiros: 53% da população procura manter uma alimentação saudável em boa parte das refeições. Dentre eles, 15% optam por alimentos naturais, orgânicos e pouco industrializados. Esse número representa um sólido crescimento de 6% em relação ao registrado em 2022.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
- Negros, indígenas e grupos minorizados são os mais atingidos pelo aquecimento globalO mundo não está avançando rápido o suficiente nas questões das mudanças climáticas
- Agenda ESG: cursos e eventos da semana – 29/4Novas formas de se especializar e garantir seu espaço na área ESG
- Resumo da semana ESG: descarbonização, jovem aprendiz, mudanças climáticas e ESGConteúdos de destaque na semana ESG
- Por que o Brasil opta por veículos híbridos e biocombustíveis para a descarbonização?Conselheiro do Movimento Baixo Carbono (MBCB) defende que o Brasil tem a capacidade de ser um grande protagonista na descarbonização
- Energia renovável não é apenas boa para o clima: também é para a economiaIndústria de combustíveis fósseis prejudica o bem-estar do consumidor e mantém preços mais altos
- Estudo relaciona microplásticos a problemas de saúde humanaMicroplástico está presente em roupas, móveis, produtos de higiene, embalagens e na agricultura
- Iniciativa da ONU busca elevar respeito a direitos humanos em empresasFerramenta é gratuita, já está disponível e a participação é voluntária; expectativa é que alcance ao menos 500 empresas
- Jovem aprendiz: país emprega muito menos do que prevê a leiCriada para combater evasão escolar, trabalho infantil e desemprego, Lei da Aprendizagem está no radar ESG de empresas
- CPI vai investigar pagamentos com dinheiro de indenização da BraskemPresidente da CPI, senador Omar Aziz, diz que é preciso investigar a compra de hospital por prefeitura com dinheiro de indenizações
- O custo invisível do trabalho de marcas de roupas famosas na TailândiaJornada abusiva, salário baixo e negligência; leia o relato de uma trabalhadora