Estudo divulgado na Apas Show traz o novo perfil do consumidor, tendências nas marcas e hábitos alimentares sustentáveis
O consumidor está mais atento às marcas e escolhendo aquelas que investem em sustentabilidade. É o que demonstra uma pesquisa inédita encomendada pela Associação Paulista de Supermercados (Apas) e divulgada durante a 37ª edição da feira de alimentos e bebidas Apas Show. O evento acontece até 18 de maio (quarta-feira), no Expo Center Norte, em São Paulo.
De acordo com o estudo, 95% dos brasileiros dão prioridade para produtos e serviços de empresas que investem em práticas sustentáveis. Além disso, 64% já deixaram de consumir uma marca ou frequentar um estabelecimento ao saber que a empresa ou seus funcionários não tiveram um comportamento ético.
“Além de oferecer produtos que atendam suas necessidades, os consumidores têm optado por marcas que investem em programas de preservação ambiental e responsabilidade social e que a sustentabilidade não está apenas no discurso”, afirmou Carlos Corrêa, diretor-geral da Apas Show, em comunicado à imprensa.
Entre as motivações para escolher um supermercado, 68% dos consumidores consideram o respeito e o reconhecimento da importância do cliente como os principais critérios. Na sequência, aparecem investimentos e ações inclusivas para funcionários, sustentabilidade ambiental e programas de valorização de fornecedores e parceiros.
Hábitos alimentares
Outro ponto destacado pelo estudo é a mudança nos hábitos alimentares dos brasileiros: 53% da população procura manter uma alimentação saudável em boa parte das refeições. Dentre eles, 15% optam por alimentos naturais, orgânicos e pouco industrializados. Esse número representa um sólido crescimento de 6% em relação ao registrado em 2022.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
- Resumo da semana ESG: diversidade nas empresas, 5 tendências ESG, Nike x Rayssa LealCobertura completa do ESG Insights
- Dificuldade em mensurar dados de diversidade compromete avanço da agenda ESGPara Erika Vaz, é preciso olhar para os indicadores como parte da estratégia de diversidade das empresas
- ESMA sugere melhorias para financiamento sustentável na União EuropeiaAutoridade de valores mobiliários da Europa propõe facilitar acesso dos investidores e regular dados ESG
- Mudança climática coloca em risco os atletas e esportesOs Jogos Olímpicos de 2024 estão apostando tudo em energia renovável, materiais reciclados e muito mais para reduzir sua pegada de carbono
- Retratos de 2024: arrogância da Nike ou fairplay de Rayssa?Campanha “lacradora” da empresa se contrapõe à singeleza empática da skatista. O mundo está mesmo dividido
- As cinco tendências de ESG do momento, segundo a XPHead de pesquisa ESG da XP explica o que esperar da agenda de sustentabilidade e investimentos sustentáveis no segundo semestre
- Pnud vê indicadores positivos para desenvolvimento sustentávelRelatório do Pnud aponta reconhecimento da necessidade de mudanças, IA e novas leis como sinais positivos
- Os desafios enfrentados por mães cientistas no BrasilA maternidade não é obstáculo à excelência acadêmica, mas sim uma questão de que estruturas institucionais e culturais inadequadas que precisam ser reformadas
- Agenda ESG: cursos e eventos da semana – 22/7Novas opções para mergulhar no universo ESG
- Garimpo (legal) da semana ESG – 20/7Principais discussões do universo ESG