Categorias
iG Tudo sobre ESG

ESG: principais rankings e premiações de empresas sustentáveis no mundo

Alguns dos rankings ESG mais importantes do mundo (Foto: GaudiLab/Canva)

Índices, listas, premiações e rankings que ajudam as empresas a avançarem na pauta de sustentabilidade e do ESG

Em todo o mundo, há uma infinidade de índices, listas, premiações e rankings que buscam analisar critérios ESG e empresas sustentáveis. O ESG Insights traz um levantamento com alguns dos mais importantes deles.  

Diversos desses levantamentos incluem também companhias brasileiras.  

Dow Jones Sustainability Index (DJSI) 

O DJSI é um dos principais índices de sustentabilidade corporativa global. Ele avalia o desempenho de empresas líderes em sustentabilidade com base em critérios econômicos, ambientais e sociais.  

MSCI ESG Leaders Indexes 

Os índices MSCI ESG Leaders têm a intenção de mostrar o desempenho de empresas que possuem atuações ambientais, sociais e de governação (ESG) elevadas em relação a seus concorrentes. O conjunto de índices utiliza pesquisas ESG e classificações ESG da MSCI para identificar empresas que demonstraram capacidade de melhor gerenciar seus riscos e oportunidades ESG. 

FTSE4Good Index Series 

A FTSE4Good é uma série de índices criada pela FTSE Russell para medir o desempenho de empresas que demonstram práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) robustas. Assim como os da MSCI ESG Leaders, esses índices são usados por investidores que buscam incluir critérios ESG em suas decisões de investimento. 

Anuário de sustentabilidade – 2024 S&P Global (The Sustainability Yearbook – 2024)  

Tem como objetivo avaliar o engajamento corporativo mundial em relação a temáticas ESG. As empresas são analisadas de acordo com critérios criados pela S&P Global, chamados de Avaliação de Sustentabilidade Corporativa (Corporate Sustainability Assessment – CSA). Na última edição, o Brasil marcou presença com  a participação de 27 empresas. 

As Empresas Mais Sustentáveis do Mundo 2024 

A revista americana Time publicou em junho, pela primeira vez, seu ranking de Empresas Mais Sustentáveis ​​do Mundo para 2024. Realizado m conjunto com a Statista, tem o objetivo de destacar a responsabilidade corporativa e promover práticas sustentáveis. Há quatro brasileiras em as 500 listadas: Lojas Renner, Bradesco,  Itaú e Banco do Brasil. 

Global 100 da Corporate Knights 

O ranking Global 100 é publicado desde 2005 pela Corporate Knights, revista canadense especializada em responsabilidade corporativa. Ele lista as 100 empresas mais sustentáveis do mundo com base em indicadores como eficiência energética, pegada de carbono, diversidade na liderança, e práticas de gestão de resíduos. Duas brasileiras estão na lista de 2024: Banco do Brasil, em sexto lugar, e Telefônica, em 75º. 

Top 100 ESG Companies 

A companhia de dados e tecnologia de sustentabilidade ESG Book produz um ranking global das 100 melhores empresas que dominam os princípios ESG: ambiental, social e governança. O objetivo é incentivar a transparência nas avaliações ESG e para que as empresas tenham maior domínio de seus dados de sustentabilidade.  

Sustainability Leaders 2024 – GlobeScan

O levantamento Sustainability Leaders 2024, da consultoria GlobeScan, ouviu aproximadamente 500 especialistas em sustentabilidade de mais de 60 países. A companhia brasileira de cosméticos Natura foi reconhecida como a terceira empresa mais sustentável do mundo, atrás da americana Patagonia e da britânica Unilever.

Na análise da América Latina, a Natura ocupa o primeiro lugar, com Suzano, O Boticário, Klabin, Enel Americas e Bimbo formando o top 5. Patagonia (América do Norte), Unilever (Europa) e Tata Group (Ásia-Pacífico) foram as outras campeãs regionais.

CDP (Carbon Disclosure Project) 

O CDP avalia empresas em relação a sua transparência e desempenho em questões ambientais, especialmente mudanças climáticas, gestão de água e florestas. No último ranking, 11 empresas brasileiras são listadas entre as companhia de referência em transparência ambiental.  

Integridade de carbono – VCMI 

A Iniciativa de Integridade dos Mercados de Carbono Voluntários (VCMI), organização internacional referência em créditos de carbono no mundo, oferece uma certificação que tem o objetivo de fortalecer o impulso global para melhorar a seriedade, transparência e responsabilidade nos mercados de carbono voluntários. Em 2024, a Natura foi a primeira empresa da América Latina a alcançar a certificação. 

ESG Risk Ratings, da Sustainalytics 

A Sustainalytics, empresa de pesquisa em ESG, fornece ratings de risco ESG que ajudam investidores a identificar e entender os riscos ambientais, sociais e de governança de suas carteiras. 

EcoVadis Sustainability Ratings 

A EcoVadis oferece uma plataforma global de avaliações de sustentabilidade para cadeias de suprimentos. As empresas são avaliadas em quatro áreas principais: meio ambiente, trabalho e direitos humanos, ética e compras sustentáveis. 

Global Sustainable Competitiveness Index (GSCI) 

Este índice, desenvolvido pela SolAbility, classifica países e empresas com base em sua capacidade de criar e sustentar riqueza e bem-estar ambiental e social a longo prazo.  

Ranking de Reputação Empresarial  

Produzido pela Merco, o Ranking de Reputação Empresarial efetua monitoramentos corporativos em 16 países da América Latina e da Europa.  Entre as empresas brasileiras, Natura, Itaú e Ambev lideram o ranking mais recente. 

Sustainability – Top 100 Companies 2023 

A revista digital de sustentabilidade Sustainability produz o ranking Top 100 Companies, que destaca as melhores trajetórias sustentáveis de 100 empresas do mundo, incluindo brasileiras. O objetivo do compilado é mostrar que lucratividade e sustentabilidade podem andar de mãos dadas e inspirar outras empresas. 

Empresas Mais Éticas do Mundo 

O Ethisphere Institute produz anualmente a lista de Empresas Mais Éticas do Mundo. O trabalho mede padrões éticos e busca reconhecer companhias que se destaquem com práticas que impactem positivamente funcionários e clientes e, ao mesmo tempo, contribuam para um desempenho sustentável e lucrativo. 

Veja também estudos, rankings e índices específicos para avaliar empresas mais sustentáveis no Brasil.

Texto atualizado em 16/7/2024

Foto: GaudiLab/Canva
Alguns dos rankings ESG mais importantes do mundo

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS