Categorias
Factiva iG Tudo sobre ESG

Parceria do Pnud busca estabelecer centros de divulgação e gestão de sustentabilidade

Iniciativa foca em capacitação, desenvolvimento nacional, orientação da bolsa de valores e desenvolvimento de regulamentações (Foto: shisuka/Canva)

Agência da ONU junta-se a GRI, IFRS, ISO e outras instituições para impulsionar relatórios de sustentabilidade e padronização de normas ESG em 14 países

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), a Global Reporting Initiative (GRI), o GSG Impact, a IFRS Foundation e a International Organization for Standardization (ISO) se uniram para apoiar a adoção de padrões internacionais nas divulgações de sustentabilidade empresarial e ESG em todo o mundo.

A iniciativa expande a parceria entre o Pnud e o Conselho Internacional de Padrões de Sustentabilidade (International Sustainability Standards Board, ISSB) da IFRS Foundation – inicialmente estabelecida por meio de uma estrutura de parceria lançada na COP27 em 2022. Com isso, o Pnud assume a liderança no estabelecimento de centros de divulgação e gestão de sustentabilidade (SDMHs).

O objetivo é que essas plataformas facilitem a adoção de padrões de divulgação e gestão de sustentabilidade, incluindo IFRS S1 e IFRS S2, normas GRI para relatórios de impacto e padrões de gestão desenvolvidos pela ISO e pelo Pnud.

Futuro da padronização de normas ESG

Em 2024, os SDMHs devem executar seus projetos-piloto em seis economias em desenvolvimento e emergentes na América Latina e Caribe, África e Ásia, com foco na capacitação, desenvolvimento nacional, orientação da bolsa de valores e desenvolvimento de regulamentações.

Os projetos serão executados em colaboração com os membros da Rede de Centros Financeiros para Sustentabilidade do Pnud (FC4S). Em 2025, a iniciativa deve se expandir para mais oito países, abrangendo um total de 14 nações sob o programa.

Foto: shisuka/Canva
Iniciativa foca em capacitação, desenvolvimento nacional, orientação da bolsa de valores e desenvolvimento de regulamentações

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS