Lista conta com profissionais considerados vozes de referência nas áreas de sustentabilidade, finanças, carreira, saúde mental, e diversidade e inclusão
POR BÁRBARA VETOS
Mais do que uma plataforma de oportunidades de emprego e conexões entre profissionais, o LinkedIn ganhou importância nos últimos anos por meio do compartilhamento de conhecimento e perspectivas sobre o mundo corporativo. Em 2015, a rede social criou o programa LinkedIn Top Voices, que visa reconhecer perfis que publicam conteúdos considerados relevantes para determinadas áreas.
Para ser condecorado com o selo, a plataforma divide os profissionais por categorias e avalia quem pode ser visto como referência e autoridade, baseando-se no engajamento e qualidade dos insights compartilhados.
O ESG Insights separou 20 sugestões de nomes reconhecidos pelo LinkedIn como relevantes e que dialogam direta ou indiretamente com a agenda social, ambiental e de governança (ESG). Confira a lista abaixo.
LinkedIn Top Voices: ESG e sustentabilidade
- Sonia Consiglio – Conselheira de administração, especialista em ESG, sustentabilidade, palestrante, professora e escritora. É também SDG Pioneer pelo Pacto Global da ONU, colunista do Valor Investe e da NovaBrasil.
- Cassia Messias – Com carreira na área de marketing em grandes empresas (como Microsoft) e startups (Stilingue, Zenklub e outras), é hoje CEO da Humanizadas e participa de conselhos de empresas e instituições sem fins lucrativos. Temas como ESG, o espaço das mulheres e dos grupos minorizados nas empresas, humanização nas relações de trabalho, longevidade e sustentabilidade corporativa são o centro de sua presença na rede.
- Aline Maldonado – Engenheira ambiental com MBA em Agronegócio pela Fundação Getulio Vargas (FGV), é CEO da Produzindo Certo, que busca integrar o cuidado com a terra e o respeito às pessoas e aos recursos naturais. Também fez parte da Aliança da Terra, que trabalha para conectar conservação ambiental e produção rural.
- Carlos Eduardo Marques – Analista sênior de sustentabilidade no Sicoob, com conhecimento nas áreas ambiental, climática, ESG, sustentabilidade e finanças sustentáveis. Fundador da Ambiafro, que une pautas ambientais às raciais, tornando o conteúdo acessível e plural. Em 2023, foi considerado um dos top 20 líderes em sustentabilidade no mundo pela CEO Magazine.
- Kamila Camilo – Membro de iniciativa do Fórum Econômico Mundial para jovens vozes com objetivo de transformar a realidade socioambiental. Também fala sobre a luta de minorias raciais, mulheres e proteção ambiental em prol de uma economia sustentável.
- Naira Santa Rita – Pesquisadora e gestora ambiental, com especialização em sustentabilidade/ESG. É embaixadora da BC Harvard & MIT 2024, fundadora do Instituto DuClima e redatora do Projeto de Lei 1594/2024 com foco em deslocamento climático.
- Samela Sateré Mawé – Indígena, estudante de Biologia na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e ativista ambiental no Fridays for Future Brasil. É comunicadora na Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e na Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (Anmiga).
- Wagner Andrade – CEO e líder de inovação na startup Menos 1 Lixo, que busca conscientizar empresas e pessoas sobre o desperdício e a produção de lixo. Atua há mais de 15 anos em organizações com foco ambiental e debate a importância da atuação individual e empresarial na defesa ambiental.
- Newsletter ESG Insights – Grátis: receba um resumo semanal de notícias no seu e-mail.
LinkedIn Top Voices carreiras e finanças sustentáveis
- Sylvia Hartmann – Fundadora e CEO da Remota, mestra e pesquisadora na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP) sobre trabalho flexível. É também podcaster e palestrante sobre o tema carreira e modelos flexíveis de trabalho, consultora de empresas na migração para a modalidade remota, integral ou híbrida, e conselheira de carreira.
- Bia Santos – CEO e fundadora da Barkus, uma empresa de inclusão e educação financeira. Atua como conselheira de equidade e inclusão e no Conselho Estadual do Empreendedorismo Feminino (CEEF) do governo do Estado do Rio de Janeiro. É palestrante e atua facilitando oficinas e cursos sobre finanças pessoais, finanças empresariais, empreendedorismo e diversidade.
LinkedIn Top Voices diversidade e inclusão
- Liliane Rocha – Mestre em Políticas Públicas e MBA em Gestão da Sustentabilidade pela FGV. Especialização em Gestão Responsável para Sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral, e Relações Públicas pela Cásper Líbero. Também é autora do livro Como ser uma liderança inclusiva, e promotora do conceito diversitywashing – lavagem da diversidade.
- Priscila Siqueira – Fundadora e CEO do Vale PCD, uma ONG voltada para a inclusão de pessoas com deficiência que são LGBTQIA+. Além disso, é cofundadora da primeira Parada do Orgulho PCD no Brasil e fundadora da Vale Tude. Especializada em acessibilidade, diversidade e inclusão.
- Beta Boechat – Empresária e escritora, fundadora do Corpo Livre, conselheira do Pacto Global da ONU e consultora de diversidade e inclusão. Fala sobre sua vivência como uma mulher trans e produz conteúdo sobre feminismo, comunidade LGBTQIA+, corpo livre e transgeneridade. Também faz parte do Conselho Jovem do Pacto Global da ONU.
- Thalita Gelenske – Mestre pela FGV, especialista em Liderança, Inovação e Gestão 3.0 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), administradora de empresas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e possui certificação internacional em Gestão de Projetos Sociais (PMD Pro – APMG). Atua na área de gestão de diversidade e cultura organizacional, principalmente com temas gestão de engajamento, treinamento, employee value proposition (proposta de valor da marca empregadora) e gestão de projetos sociais.
- Manuela Bernadino – Atua como UX researcher no Itaú e idealizadora da ManUx, uma iniciativa que visa aumentar a representatividade de jovens periféricos e racializados. Ela também fala sobre temas como carreira e mercado de trabalho para as novas gerações e diversidade e inclusão.
LinkedIn Top Voices bem-estar no trabalho
- Simone Nascimento – Palestrante, consultora de saúde mental nas empresas e mentora em inteligência emocional e carreira. Busca levar qualidade de vida e conscientização sobre hábitos saudáveis aos colaboradores, treinar lideranças para que tenham um olhar humanizado para a saúde física e mental dos funcionários, impulsionando o desenvolvimento social da pauta ESG.
- Adriana Alves – Cofundadora e sócia da Lupa, conselheira, mentora de carreiras, e palestrante sobre temas de saúde mental e equilíbrio no ambiente de trabalho. É especializada em gestão de projetos, gestão corporativa e diversidade e inclusão.
- Eymi Rocha – Psicóloga antiburnout e consultora de RH. Atua a partir de psicoterapia individual, grupos terapêuticos, recrutamento e palestras on-line e presenciais sobre burnout, saúde mental e autoestima professional.
- Arthur Lima – Cofundador da AfroSaúde, uma startup que desenvolve soluções de saúde com objetivos sociais e organizacionais, com atenção especial à população negra. Possui mestrado em Saúde, Ambiente e Trabalho pela Faculdade de Medicina da Bahia (UFBA).
- Roberto Publio – Escritor, palestrante, treinador, mentor de carreira e liderança e conselheiro de empresas para temas relacionados a cultura, liderança, desenvolvimento humano e gestão organizacional. Especialista em psicologia positiva e futuro do trabalho. Fundador e CEO da Escola Atemporal e coautor do livro Balanced skills.
Confira a lista completa e outras categorias de LinkedIn Top Voices.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
- Conferências sobre o clima: muitas metas e pouco progressoReuniões e documentos cheios de boas intenções se sucedem desde 1972, enquanto seguimos sofrendo com os efeitos das mudanças climáticas
- Projeto de cosméticos sustentáveis assegura renda a comunidades na AmazôniaO Projeto Cosméticos Sustentáveis da Amazônia congrega 19 associações de produtores focadas na extração da biodiversidade amazônica
- Brasil tem chance de liderar diálogo global sobre a questão climáticaCaberá ao Brasil liderar uma cúpula sobre mudanças climáticas que pode ser decisiva em um momento crítico para o planeta
- Lei que regula mercado de carbono no Brasil é sancionadaIndústrias poluentes poderão compensar emissões por meio da compra de créditos de carbono para fins de preservação ambiental
- Desmatamento e perda de biodiversidade são ameaça à segurança alimentarPerda da cobertura florestal provoca um desequilíbrio em toda a cadeia alimentar dos ecossistemas
- Novas regras podem dificultar entrada de produtos agrícolas brasileiros na EuropaLegislação que reforça fiscalização sobre produtos gerados sem respeito ao meio pode dificultar interesses comerciais do Brasil
- Democratizando a felicidade no trabalho: revendo a escala 6×1Esquema de trabalho 4×3 ainda é um privilégio de uma elite corporativa, enquanto maioria enfrenta longas jornadas
- Projeto de mercado de crédito de carbono volta à CâmaraCom a aprovação no Senado com mudanças, texto retorna para nova análise dos deputados
- Novo plano de restauração pode deslanchar o Código FlorestalAté 2030, o Brasil pretende restaurar 12 milhões de hectares com a implementação do Código Florestal pelo Planaveg
- Capital do ouro ilegal resiste a operações contra o garimpo na AmazôniaAs operações contra o ouro ilegal levaram à revolta dos garimpeiros, que tentam retomar a atividade